A Senadora foi a responsável pelo encerramento da 1ª Conferência da Mulher Advogada. A palestra “Participação das Mulheres nos espaço de poder” lotou o plenário da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS).

A Conselheira Estadual Ellen Clea Stort foi coordenadora de mesa, composta pela Conselheira Estadual Eliane Potrich, também Vice-Presidente da União das Advogadas do Brasil (UAB); a Coordenadora do Curso de Direito do UCDB, Elaine Cler; a Advogada e Consultora em Gestão de Serviços Jurídicos Lara Selem; a Conselheira da Federação internacional das Mulheres das Carreiras Jurídicas e Coordenadora Regional da Associação Brasileira das Mulheres das Carreiras Jurídicas (ABMCJ), Luciana Branco Vieira, e a Senadora Simone Tebet.

O Secretário-Geral Adjunto Vinicius Monteiro Paiva, representando o Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, fez a abertura do evento. Ele cumprimentou as Advogadas da mesa e agradeceu a organização do evento. “Um grande time de advogadas combativas que demonstram que as mulheres são a grande força que move o mundo. Vocês, mulheres, demonstram o quão importantes são, não apenas a Ordem dos Advogados do Brasil, mas para a sociedade como um todo”.

Vinicius destacou a importância da Conferência. “Foi uma emoção sem tamanho receber a Maria da Penha, um ícone da luta feminina por direitos, entrando num espaço com mais de 3 mil pessoas, recorde de público. Tivemos durante esses dias grandes palestras, e coroando hoje recebemos a Senadora Simone Tebet, que é uma pessoa que muito nos honra pelo seu efetivo trabalho na Capital Federal, como pela defesa que ela faz pelos direitos da nossa classe, a classe dos advogados”, citou.

O Secretário-Geral Adjunto parabenizou e homenageou a Conselheira e Organizadora do Evento, Eclair Nantes, entregando uma placa pelos trabalhos prestados pela entidade e realização do evento.

Ellen Clea abriu os trabalhos citando: “É uma honra coordenar essa mesa, com presença da Senadora Simone Tebet, uma pessoa que tanto luta pela nossa classe, pela advocacia, para encerramento desse brilhante evento, a 1ª Conferência da Mulher Advogada”.

A mulher tem se tornado cada vez mais importante na sociedade atual, no entanto, ainda sofre com a busca deste reconhecimento e a necessidade de igualdade. A Senadora Simone Tebet começou sua palestra demonstrando em números esse cenário. “Antes de falar sobre a participação das mulheres no poder precisamos lembrar que as mulheres são a maioria da população, do eleitorado brasileiro e a maioria dos estudantes nas universidades. Mas, apesar disso representamos 43% da força de trabalho, e pior ainda, a cada 10, só duas têm um cargo de direção. Mesmo sendo maioria, nós recebemos 70% do que recebem os homens no Brasil”.

Simone também citou importantes leis aprovadas em beneficio das mulheres e contra a violência. “Nós percebíamos que o problema não era só não ter dinheiro para investimento, mas não tínhamos dados, estatísticas. Então, conseguimos criar um banco de dados, a Lei do Observatório da Mulher contra Violência, além dela, a lei para reconstrução da mama em caso de câncer de mama, a lei que regulamenta a profissão da empregada doméstica e tive o prazer de ser relatora da Lei de garantias a advogadas gestantes e lactantes. Outra também, sobre as mães lactantes (que a criança não tenha pai) ou mãe de deficientes que tem o direito a responder processo em regime domiciliar, no caso de mães lactantes”. Ao final, a Senadora agradeceu o convite para encerramento da Conferência e parabenizou as organizadoras do evento.

A Conselheira Estadual Eliane Potrich enfatizou que a Conferência foi um marco em Mato Grosso do Sul. “A abertura do evento com a Maria da Penha, que reuniu mais de 3 mil pessoas, mostrando seu trabalho em nosso país nos deu esperança e nos mostrou que estamos no caminho certo em nosso Estado. As palestras durante a sexta-feira também foram de suma importância para o crescimento e conhecimento da mulher, sendo advogada ou não. Fechamos com chave de ouro nosso evento com a nossa Senadora Simone Tebet, nos empoderando e mostrando que através de números, estudos e experiências que, assim como ela, todos nós somos capazes e temos que fazer a diferença em nossa vida e na vida de todas as mulheres ao nosso redor. A nossa conferência foi um sucesso e que seja, realmente, a primeira de muitas outras. Estamos felizes e satisfeitas com o resultado”, citou.

“Vivemos um momento de grandes transformações, e a realização da I Conferência da Mulher Advogada demonstra o empenho da Ordem em realizar ações afirmativas de igualdade, além disso oportunizou aos inscritos espaço para debater, compartilhar ideias e propor mudanças”, finalizou Eclair Nantes.

Também participaram do evento Presidentes de Subseções do Interior e Advogadas de Caravanas de Paranaíba, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Jardim e Nova Andradina.