Reunião acontece no Palácio do Planalto 

A reunião convocada pelo presidente Michel Temer (MDB) para discutir a segurança pública com os 27 governadores do país acontece nesta quinta-feira (1). Rose Modesto (PSDB) é a representante de Mato Grosso do Sul no encontro.

“Nossa maior preocupação é a entrada de ilícitos pela região de fronteira. É por lá que entram as armas e drogas que chegam a grandes centros, como o Rio de Janeiro. Vamos sustentar a necessidade de reforço federal nessa área”, disse Rose por meio de sua assessoria.

A assessoria do governo tucano não detalhou o motivo da ausência de Reinaldo Azambuja (PSDB) na reunião, que deve contar com a presença do titular do recém-criado ministério da Segurança Pública, Raul Jungmann (PPS), e dos presidentes do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Durante o encontro, Rose Modesto representa o governador Reinaldo Azambuja e apresentará as principais demandas e reivindicações de Mato Grosso do Sul, sobretudo no que se refere à segurança na região de fronteira seca entre o Brasil, Paraguai e Bolívia.

Na última terça-feira (27), quando empossou Jungmann no ministério que será responsável pela Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, Temer revelou o convite aos governadores para tratar da segurança em cada Estado.

O presidente destacou o auxílio do governo federal na área de segurança pública não deve ficar restrito ao Rio de Janeiro, uma vez que a intervenção da União é solicitada em outras regiões, como na extensa faixa de fronteira sul-mato-grossense.