Reinaldo pede aumento de policiais e recursos para sistema penitenciário em encontro com Moro
Reinaldo Azambuja esteve no Fórum de Governadores. (Foto: Clodoaldo Silva)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) esteve presente em um encontro com o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro em Brasília, juntamente com outros governadores eleitos para apresentarem pautas durante o Fórum de Governadores.

Reinaldo entregou ao ex-juiz federal um ofício que pedia a liberação de recursos para investir no sistema penitenciário, o aumento do efetivo de policiais estaduais e federais, além do policiamento preventivo na faixa de fronteira.

“É preciso fortalecer as forças federais na fronteira, que está escancarada. Todos os governadores falaram da entrada de drogas no País. O Brasil não é produtor de drogas. É consumidor. Só blindando as fronteiras vamos diminuir a violência em praticamente todas as regiões do Brasil”, disse o governador.

Durante o encontro, Reinaldo apresentou também uma proposta de pagamento de gratificação para os policiais que atuam na fronteira, contendo regime especial de trabalho, com pagamento de horas extras extraordinárias; chamamento de policiais aposentados, mediante gratificação de 30%; e capacitação do efetivo da na área da inteligência.

O governador também sugeriu que os recursos do Susp (Sistema Único de Segurança Pública) sejam para o pagamento de diárias, horas extras, indenizações e convocações, além das manutenções e abastecimento de viaturas, embarcações e aeronaves utilizadas na fronteira.

“Nós apresentamos os projetos para ampliar os presídios porque entendemos que fica mais barato o custeio para o Estado – daria o mesmo número de vagas se fosse construir presídios novos utilizando a mesma mão de obra já existente”, disse o governador sobre a ampliação de vagas nos presídios no Estado.