O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou, nesta quarta-feira (25), que Mato Grosso do Sul será um estado pioneiro na neutralização de gases que contribuem para o efeito estufa. Em evento sobre energia sustentável, o governador classificou o presidente americano como “maluco”.

Reinaldo participou, no fim da manhã, da inauguração de sistema de energia solar na Escola Estadual Brasilina Ferraz Mantero, no Jardim Leblon, em .

“Mato Grosso do Sul é signatário de um estudo junto com a Embrapa e outras instituições de pesquisa para transformar MS no primeiro estado de carbono neutro do país”. Segundo Reinaldo, significa fazer a absorção dos gases de efeito estufa e neutralizar a emissão para colaborar com o clima mundialmente.

O governador também afirmou que as iniciativas trarão mais sustentabilidade ao Estado. “A energia solar é um dos grandes passos para nós podermos ter sustentabilidade, além de gerar economia e gerar energia sem poluição. Esta escola é a primeira de muitas que faremos o mesmo sistema de geração fotovoltaica”.

O Estado investiu R$ 150 mil no sistema de energia e deve durar de 25 a 30 anos.

Maluco

Durante o discurso, o governador ainda criticou o presidente americano Donaldo Trump, lembrando que ele retirou os Estados Unidos da COP 21 (21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).

“Aquele maluco do presidente americano, o Trump, tirou os Estados Unidos da COP 21, que vai na contramão do que o Brasil vem fazendo”, completou.  – Com Richelieu Pereira