Prefeituras de 39 cidades de MS devem aderir ao Internet para Todos

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), estará em Brasília (DF), nesta segunda-feira (12), onde assina o termo de adesão ao programa “Internet para Todos”, do governo federal. O evento ocorre às 14h (MS), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, com a presença do presidente Michel Temer (MDB-SP).

No Estado, 44 municípios fizeram o cadastro, mas apenas 39 devem assinar o termo, o restante deve entrar posteriormente. Campo Grande será uma das três capitais a aderirem ao programa, as outras são Belo Horizonte (MG) e Cuiabá (MT). O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD), também estará presente.

Gilberto Kassab esteve na Capital, em 2017, para apresentar o programa. Entre os acordos, está um convênio com o Ministério da Defesa para monitorar 100% da fronteira, o que deve auxiliar no combate ao tráfico e contrabando.

O “Internet para Todos” levará acesso à banda larga para localidades sem conectividade. A cerimônia de assinatura será realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), a partir das 14h (MS).Prefeitura assina convênio federal que promete internet com preço popular

O termo de adesão define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no Internet para Todos. As prefeituras indicaram as localidades passíveis de atendimento, que receberão antenas para a distribuição do sinal de internet. Além de garantir a segurança da área, a prefeitura também arcará com as despesas de energia elétrica que esses equipamentos consumirem.

O programa não oferecerá conexão gratuita para os moradores dessas localidades, mas ofertará conexão a preços reduzidos. Os municípios beneficiados nesta primeira fase começarão a receber as antenas em maio, e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas por dia.