Pular para o conteúdo
Política

Juiz recebe inicial e sugere que defesa de Giroto agiu de má-fé para atrasar processo

MP-MS acusa o ex-secretário de superfaturar contratos e teria bens incompatíveis com sua renda
Arquivo -

O juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de , recebeu nesta segunda-feira (11), a petição inicial contra , em ação decorrente da Operação Lama Asfáltica. Giroto tentava anular as provas obtidas pela Polícia Federal e usadas pelo MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) em ação de improbidade administrativa na qual é réu.

Giroto é acusado de manter bens incompatíveis com sua renda, enquanto secretário de Obras, identificados a partir de uma aeronave, elevada movimentação em dinheiro na reforma de uma casa no Residencial de luxo Dahma I, além da aquisição das fazendas Maravilha e Vista Alegre, em conjunto com Wilson Roberto Mariano de Oliveira, o Beto Mariano, e João Afif.

Para barrar a ação, o ex-secretário alegou que o Ministério Público teria omitido provas essenciais nos autos, o que dificultava sua defesa e, por isso, pedira que a inicial fosse rejeitada pelo juízo. Por outro lado, o órgão apontou que não haveria qualquer impedimento apontado pela defesa que justificasse a rejeição.

Em sua decisão, o magistrado afirmou que o Ministério Público não tem o dever de produzir provas para a defesa de Giroto o que caberia tão somente a ela e que todas as provas necessárias à defesa estariam disponíveis nos autos.

“O autor da ação, seja ele o Ministério Público ou o particular (nos casos em que cabe), não tem obrigação de trazer ao processo peças de interesse da defesa. Aliás, é para isto que a defesa existe, para que ela própria reúna e apresente os elementos que interessam a ela”, diz o magistrado.

O magistrado ainda afirmou que estava claro que a defesa estaria utilizando de má-fé para prolongar o processo, o que caracterizaria abuso de defesa.

“Este pedido beira as raias da má-fé, pois está visível a intenção da defesa de inflar o processo com milhares de documentos de modo a dificultar a análise pelo juízo. Esta conduta, sem dúvida alguma, caracteriza abuso do direito de defesa, pois a parte usa dos sagrados princípios da ampla defesa e do contraditório, existentes para garantir o equilíbrio das partes na busca pela verdade e pela justiça, para tentar desequilibrar a disputa em favor do requerido, tornando impossível ao autor desincumbir-se da sua missão”, diz trecho do parecer.

Conforme a decisão, o juiz classificou os fatos apresentados pelo Ministério Público como graves e que estariam amparados, no geral, em elementos convincentes e que, por isso, mereciam ser submetidos ao contraditório e a ampla defesa.

“Sendo assim, nos parece que somente a instrução do processo é capaz de revelar se o fato narrado na inicial possui a natureza de improbidade que o Ministério Público reclama. Por estes motivos, recebo a inicial em relação ao requerido”, conclui o juiz.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Ladrão é pego no flagra tentando furtar mercado e leva susto de proprietário

Morre Paulo Yonamine, ex-vereador de Campo Grande, aos 88 anos

Guerra comercial de Trump ameaça propano, uma das principais exportações de energia dos EUA

moradores

Mais de mil pessoas vivem em situação de rua em Campo Grande, mostra estudo

Notícias mais lidas agora

Restaurada há 4 meses, alagamento danificou estrutura da BR-267

Missa Páscoa 2022

Confira a programação: Domingo de Páscoa celebra a Ressurreição do Senhor

moradores

Mais de mil pessoas vivem em situação de rua em Campo Grande, mostra estudo

Multas de trânsito, ave símbolo e carreira no MPMS: confira PLs aprovados na Alems na Semana Santa

Últimas Notícias

Cotidiano

Aberto pela chuva, buraco na avenida Nelly Martins é fechado após 24 horas

Rompimento no poço de visitação gerou cratera

Famosos

Irmã de Chico Buarque, cantora Cristina morre aos 74 anos

A causa da morte de Cristina não foi divulgada

Emprego e Concurso

Seguem abertas inscrições para concurso da Conab com vagas para MS

Para Mato Grosso do Sul, há vagas para profissionais da Administração, Ciências Contábeis e Engenheira Agronômica

Polícia

Garupa morre após motociclista atropelar capivara na MS-450

Mulher tinha 32 anos e morreu no local na noite desse sábado (19)