Pular para o conteúdo
Política

Defesa de réus na Lama Asfáltica diz ao STF que Federal ‘omitiu documentos’

A defesa dos réus da Operação Lama Asfática alegou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que a Polícia Federal de Mato Grosso do Sul omitiu documentos durante as investigações, demonstrando que houve ‘irregularidades na produção da principal prova da investigação’. A afirmação foi feita em manifestação das contrarrazões apresentadas pela Procuradora-Geral da República Raquel Dodge p...
Arquivo -

A defesa dos réus da Operação Lama Asfática alegou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que a Polícia Federal de Mato Grosso do Sul omitiu documentos durante as investigações, demonstrando que houve ‘irregularidades na produção da principal prova da investigação’. A afirmação foi feita em manifestação das contrarrazões apresentadas pela Procuradora-Geral da República Raquel Dodge para pedir a reforma da decisão agravada pelo ministro Alexandre Moraes.

O advogado Valeriano Fontoura, que representa Edson Giroto, Rachel Giroto, Flávio Henrique Garcia Srocchio, Wilson Roberto Mariano de Oliveira e Mariane Mariano de Oliveira Dornellas alega, como nos outros recursos impetrados, que não houve nenhuma mudança na rotina dos réus que justifique a prisão preventiva e também a suposta irregularidade da Polícia Federal.

Neste ponto, a defesa diz ter encontrado fortes indícios de que as interceptações telefônicas seriam nulas por terem sido feitas em períodos não cobertos por autorização judicial e ainda de agentes com foro especial por prerrogativa de função, como um deputado federal e o então governador do Estado, André Puccinelli.

O advogado, entretanto, diz não conseguir provar porque não existem todos os elementos da investigação nos autos. Um dos documentos anexados, uma resposta da empresa de telefonia, segundo a defesa, demonstra que ‘o Delegado da Policia Federal omitiu intencionalmente documentos de cuja existência era de seu pleno conhecimento, em manifesto ato atentório à dignidade da Justiça’.

‘Tal atitude tem causado prejuízo aos andamentos dos feitos decorrentes da Operação Lama Asfáltica e, principalmente, às defesas dos agravantes, notadamente nesse momento em que encontram-se presos preventivamente’ alega.

O documento foi impetrado na semana passada, antes doo feriado, no STF e deve ser analisado pelo ministro. Em outra tentativa de liberar os réus, presos desde o último dia 9 de maio, a defesa do empresário João Amorim tentou habeas corpus junto a outro ministro da Corte, Dias Toffoli, alegando erro do ministro Alexandre Moraes. O pedido foi negado.

Operação Lama Asfáltica

A Operação Lama Asfáltica teve início em julho de 2015, com o objetivo de investigar a existência de uma organização criminosa especializada em desviar recursos públicos federais, por meio de fraudes em licitações, em contratos, e superfaturamentos em obras do governo do Estado.

Muitos dos crimes registrados ocorreram com o uso de verbas estaduais e servidores públicos do Estado, motivo pelo qual as investigações, inicialmente do MPF (Ministério Público Federal), foram compartilhadas com o MP-MS.

Na quarta fase, Máquinas de Lama, investigadores apuraram pagamento de propinas por meio do aluguel de maquinários, além da terceira fase, Fazendas de Lama, e segunda fase, Aviões de Lama.

A Operação chegou à sua quinta fase, batizada de “Papiros de Lama” em novembro do ano passado. Na etapa, o ex-governador André Puccinelli (MDB), apontado como membro do esquema criminoso pelo MP-MS, foi preso preventivamente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Presidente do Sindicato Rural, Gino Ferreira defende segurança jurídica no campo na abertura da Expoagro

Ex-funkeiro, Jottapê paga multa milionária para entrar no gospel: ‘Muito difícil’

Na abertura da 59ª Expoagro, Riedel celebra retomada do agro com safra promissora

Meeting Paralímpico

Meeting Paralímpico reúne mais de 170 atletas e estreia nova modalidade em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Geraldo e Marcio dividiram o palco em Dourados (Fotos Marcos Morandi, Midiamax)

Dourados vive noite nostálgica com show poético de Geraldo Espíndola e Marcio de Camillo

Últimas Notícias

Cotidiano

Rodolfo Nogueira critica invasões e cobra apoio federal ao produtor na abertura da Expoagro

O parlamentar foi crítico ao Governo Lula que, segundo ele, "virou as costas" para o produtor rural no Brasil

Famosos

A$AP Rocky entrega pista sobre o nome do terceiro filho com Rihanna; entenda

Rihanna anunciou a gestação do terceiro filho com A$AP Rocky na última semana, durante o MET Gala; agora, o rapper revelou um detalhe sobre o nome do bebê

Cotidiano

Com meta de aplicar 3 mil doses, população lota drive de vacinação contra a influenza no Centro

O drive de vacinação montado no quartel do Corpo de Bombeiros segue aberto até às 18h

Cotidiano

Mudanças no tempo podem agravar doenças respiratórias; saiba como se proteger

Em Mato Grosso do Sul, foram registrados 2.708 casos e 203 mortes por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave)