Após divergências, prefeito envia novo projeto para eleições diretas em escolas e ceinfs
Eleição direta para diretores de Ceinfs a partir de 2020
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Eleição direta para diretores de Ceinfs a partir de 2020
Depois de uma audiência pública ‘acalorada’ e a retirada de pauta do projeto de lei que instituía eleições diretas para diretores e diretores adjuntos das unidades escolares da Reme (Rede Municipal de Ensino), o prefeito Marquinhos Trad (PSD) afirmou, nesta terça-feira (27), à reportagem do Jornal Midiamax que o novo projeto, em substituição ao anterior que não incluía os Ceinfs (Centros de Educação Infantil), já está pronto para ser enviado à Câmara Municipal.
Entretanto, de acordo com Trad, o novo projeto acrescenta a eleição direta para diretores de Ceinfs a partir de 2020. “Estamos enviando o projeto da maneira que a ACP [Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública] pediu, que é uma grande reinvindicação deles há muitos anos”, afirmou.
O impasse em torno da discussão do projeto de lei ocorreu porque a versão da matéria, apresentada durante audiência pública na Casa de Leis, na última quarta-feira (21), divergia do texto que surgiu da comissão composta pelo poder público e sociedade civil.
Divergências
A versão apresentada na Câmara, alvo das discussões, retirava, dentre outras coisas, os artigos que estipulavam eleições diretas também para os diretores de Ceinfs, o que desagradou representantes da categoria e alguns vereadores.
Membros da Comissão Permanente de Educação da casa de Leis também propuseram a retirada de pauta do projeto inicial, devido as inconsistências entre o que foi discutido e o que foi apresentado na ocasião.
“Foi discutido nessa comissão um Projeto, e não é o mesmo que deu entrada nesta Casa, peço que refaçam as alterações e retorne novamente. Sou a favor da gestão democrática, parte das unidades escolares estão de fora”, afirmou o vereador delegado Wellington (PSDB), membro da comissão,
Após a fala do parlamentar, a vice-presidente da ACP, Zélia Aguiar, inconformada, rebateu. “As eleições diretas estão previstas na Constituição Federal e na LDB (Lei de Diretrizes Básicas da Educação). Na rede estadual, as eleições ocorrem há 30 anos, ou seja, é uma vergonha que o município não tenha o processo democrático [para escolha dos dirigentes escolares].
Já a titular da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Elza Fernandes Ortelhado, pôs ‘panos quentes’ e afirmou que as mudanças na proposta em relação aos Ceinfs ocorreram porque boa parte dos funcionários das unidades eram decorrentes do convênio entre a Omep e a Seleta.
“Para ser diretor de escola é preciso ser efetivo, nem pode estar em probatório, então foi por essa razão que os Ceinfs foram excluídos”, destacou a secretária, que afirmou, ainda, que Ceinfs passarão a ser chamados Emei (Escolas Municipais de Educação Infantil).
(Com Richelieu Pereira)
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Rayssa Leal tira 9,1 na última nota, levanta a torcida e é tricampeã do Super Crown
Em sua primeira volta, Rayssa mostrou muita classe e técnica
Mulher aciona a polícia após ser agredida a socos e chutes por segurança de boate em Campo Grande
Caso aconteceu na madrugada deste domingo (15) e vítima foi até a delegacia registrar boletim de ocorrência
Câmara de Vereadores de Campo Grande não terá expediente na última semana do ano
Prédio passará por manutenções entre 24 a 31 de dezembro
Batayporã adiciona R$ 474,4 mil em contrato com empresa paulista para limpeza pública
Contrato foi fechado com a empresa A S N Ambiental LTDA, com sede em Lençóis Paulista, no Estado de São Paulo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.