Prefeito de Cuiabá e deputados do Estado estão entre políticos

A defesa do ex-governador do Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), entregou um vídeo ao MPF (Ministério Público Federal) em que aparecem vários políticos do Estado recebendo maços de dinheiro na sede do governo federal. O vídeo faz parte da delação premiada assinada pelo ex-governador.

Nas gravações, aparecem inclusive o atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), e o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP). As quantias eram entregues na sala do chefe de gabinete de Barbosa, e guardadas pelos políticos em malas, mochilas e até mesmo nos bolsos dos paletós.

As gravações foram divulgadas nesta quinta-feira (24) pelo Jornal Nacional. O conteúdo da delação de Silval Barbosa foi homologado pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luis Fux, que inclui também documentos e áudios comprometedores.

O ex-governador do Mato Grosso foi preso na Operação Sodoma, em setembro de 2015, acusado de chefiar uma organização criminosa que cobrava propina de empresas privadas em troca de benefícios fiscais. Em junho deste ano, Barbosa foi à prisão domiciliar, após ter R$ 46 milhões em bens confiscados.VÍDEO: Ex-governador mostra políticos de MT recebendo dinheiro vivo

No vídeo entregue pelo delator, aparecem também recebendo dinheiro vivo o deputado estadual Hermínio Barreto (PR), o ex-deputado estadual Alexandre César (PT), além da atual prefeita do município de Juara, Luciane Bezerrra (PSB).

Silval Barbosa também delatou o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que já foi governador do Mato Grosso, e o acusou de receber R$ 3 milhões para se retratar de um depoimento que o comprometia. O ministro nega as acusações.

Confira abaixo um trecho do vídeo entregue pelo ex-governador: