Os quatro estão reunidos no Palácio do Jaburu

Na manhã desta quarta-feira (15), o presidente Michel Temer (PMDB) se reune com no Palácio do Jaburu com os presidentes da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia (DEM), do Senado, Eunício Oliveira (PSDB), e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes.

De acordo com a colunista política Andréia Sadi, o assunto tratado entre os quatro seria a reforma política.

Ambos os presidentes das casas legislativas, Eunício Oliveira e Rodrigo Maia, são alvo de pedidos de inquérito na lista entregada ao STF (Supremo Tribunal Federal) pelo procurador-Geral da República, Rodrigo Janot.

O encontro partiu de uma sugestão de Gilmar Mendes a Temer, que conversaram neste domingo (12) no Palácio do Jaburu, residência oficial da vice-presidência.

Poucos antes de se encontrar com Temer, Gilmar Mendes teria tido outra reunião no mesmo dia com Rodrigo Maia, em sua residência, onde também tratou do assunto da reforma política com o presidente da Câmara.

O ministro deu declarações nos últimos dias de que não haveria necessidade de haver reforma eleitoral no Brasil, e que caixa 2 seria “opção” de empresas e deveria ser “desmistificado”.

Ainda de acordo com a colunista Andréia Sadi, um mobimento no interior do Congresso Nacional estaria se articulando para anistiar o caixa 2 (doação de campanha não declarada à Justiça Eleitoral).

A assessoria do Palácio do Planalto, entretanto, garante que caso o Congresso aprove algum tipo de anistia ao caixa 2, o presidente Michel Temer vetará o projeto.

(com supervisão de Evelin Araujo)