Pular para o conteúdo
Política

Sob protestos e com emendas, CCJ aprova reforma da previdência dos servidores

Deputados aprovaram escalonamento da alíquota
Arquivo -

Deputados aprovaram escalonamento da alíquota

A reunião extraordinária da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembleia Legislativa, aprovou nesta quarta-feira (22), o projeto de reforma da previdência estadual, com algumas mudanças no texto encaminhado à Casa pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Representantes do Fórum de Servidores de MS protestaram contra a proposta. 

Das 26 emendas apresentadas ao projeto, só duas foram rejeitadas, ambas de autoria de Cabo Almi (PT), que, segundo o presidente da CCJ, deputado Beto Pereira (PSDB), mudavam a essência da proposta, que agora prevê o escalonamento do aumento da alíquota.Sob protestos e com emendas, CCJ aprova reforma da previdência dos servidores

Os deputados aprovaram aumento escalonado da alíquota de contribuição da previdência, que em 2018 será de 12% (do salário bruto do servidor), chegando a 13% em 2019, e 14% em 2020. Os aumentos ocorrerão sempre no mês de maior. Já a contribuição patronal será de 24% em 1018 e 25% em 2019.

Outra emenda prevê que o Executivo irá aportar junto à (Agência Estadual de Previdência Social) alguns bens da SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização), em um prazo de 360 dias.

Dos cinco deputados da CCJ, só Pedro Kemp (PT) foi contra a aprovação da matéria. Para o petista, o projeto está tramitando de forma precipitada, sem que a reforma previdenciária nacional fosse aprovada. A base do governo na Casa, cita uma MP (Medida Provisória) de outubro de 2016, que estabelece alíquota de 14% para os servidores que recebem acima do teto previdenciário.

Para Kemp, a lei a ser aprovada na Assembleia de Mato Grosso do Sul, será aplicada a todos os servidores, “penalizando quem tem baixos salários”. O petista também argumentou que a MP sequer foi aprovada em definitivo pelo Congresso Nacional, o que não lhe dá garantia de que o aumento de alíquota será mantido na esfera federal.

“As emendas (aprovada pela CCJ) são do governo, subscristas pelos deputados, foram feitas na governadoria”, disparou Kemp. Beto Pereira discordou e afirmou que foram feitas pelo legislativo.

A oposição também cita a intenção da gestão tucana de unificar fundos previdenciários, sendo que a massa segregada dos novos servidores apresenta um superávit de R$ 400 milhões, que Kemp afirma que serão usados no pagamento de salários do funcionalismo público. “O governo não está preocupado com futuro das aposentadorias”, disparou o deputado.

O deputado Renato Câmara (PMDB) disse que a questão do escalonamento é meio termo para minimizar o impacto, e o projeto cumpre missão de cobrir o déficit. “Nós precisamos de um equilíbrio para pagamento das aposentadorias no futuro”.

Ao afirmar que os dois fundos pertencem ao Estado, Câmara foi rebatido pelos servidores presentes à reunião, que afirmaram que o dinheiro pertence, de fato, aos servidores, e não ao governo estadual.

A matéria deve ser votada ainda nesta quarta-feira (22), em primeira votação, no plenário da Casa. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

MS já teve 22 postos autuados por irregularidades em bombas de combustível até abril de 2025

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Red Bull Bragantino empata com o Grêmio e assume a liderança provisória do Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)

Trânsito

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Corpo de Bombeiros Militar fez uso de aparelho desencarcerador, com objetivo de remover partes da estrutura do veículo e possibilitar a extração segura da pessoa

Cotidiano

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso desapareceu em uma propriedade rural no Assentamento MSTB, no município de Ribas do Rio Pardo, próximo ao balneário Mantena