Sejusp vai ‘apresentar’ facções criminosas de MS em evento no Mato Grosso
Inteligência de secretaria participa de encontro no Estado vizinho
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Inteligência de secretaria participa de encontro no Estado vizinho
Sete servidores do departamento de inteligência da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), participam entre hoje, quinta-feira (16), e amanhã, sexta-feira (17), de um do ‘Encontro de Inteligência Integrada de Fronteira’, em Mato Grosso, onde a programação inclui a ‘apresentação das facções que atuam em Mato Grosso do Sul.
A Sejusp não detalhou o intuito nem como será feita tal apresentação. O PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho) figuram entre as maiores facções criminosas em atuação no Estado. Todavia, os órgãos de segurança pública já apuram a existência de grupos menores ligados a uma ou outra facção, que estão em conflito.
“Mato Grosso atualmente possui um sistema chamado S3i, que é de integração de banco de dados. A proposta é compartilhar esse sistema. A partir daí teremos um ganho de estrutura de informações. Isso pode ser feito de forma imediata e sem custo”, revelou o secretário José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSB).
A apresentação das facções será feita, segundo a Sejusp, por equipe da ‘área de inteligência’ da Agepen (Agência de Administração do Sistema Penitenciário), enquanto servidores da Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico) vão explanar sobre as ‘peculiaridades’ do tráfico de drogas em território sul-mato-grossense.
Amanhã, os servidores do Estado farão uma visita técnica nas cidades mato-grossenses Cáceres e Porto Esperidião. Na primeira cidade, pela manhã, acompanham o trabalho da Defron (Delegacia Especial de Fronteira), no segundo município visitam o Gefron (Grupo Especial de Segurança na Fronteira), para conhecerem o trabalho do núcleo de inteligência, planejamento de operações integradas e projeto desenvolvido com cães.
A parceria entre os dois Estados, segundo Barbosinha, é fruto de uma reunião realizada no fim de janeiro, entre os secretários de justiça de MT, MS e PR, na busca por ações conjuntas de repressão ao tráfico de drogas na fronteira. “No dia 20 de março voltaremos a nos reunir em Mato Grosso do Sul, para apresentarmos os resultados práticos das ações que iremos implementar”, finalizou o secretário.
Notícias mais lidas agora
- Embaixadora do samba e benzedeira, familiares se despedem de Dona Cida em Campo Grande
- Homem é morto em confronto com a Polícia após roubar carro e fugir para rodovia
- Homem é encontrado morto em casa no Carandá Bosque
- Ano termina sem solução para moradores do Nova Campo Grande: ‘final de ano no fedor é difícil’
Últimas Notícias
Últimos dias: prazo para aproveitar Lei da Anistia e regularizar imóveis termina na terça-feira
Principal objetivo da Lei da Anistia de Campo Grande é conceder Carta Habite-se
PRF de Dourados tirou mais de 130 toneladas de drogas de circulação em 2024
Delegacia também apreendeu pistolas e fuzis do crime organizado
Confira as atribuições das novas pastas da Casa Civil e Articulação Regional de Campo Grande
Reforma trouxe novidades na estrutura da administração direta de Campo Grande
Apesar de versões contraditórias, suspeito de matar mãe com pá fica em silêncio em interrogatório
Suspeito teve a prisão preventiva decretada após a prisão na última sexta-feira (27) no Parque Residencial União
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.