Dinheiro estava liberado desde 2014 para UBS do José Abrão

Pelo terceiro dia consecutivo, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) autorizou início de obras em unidades de saúde que estavam com dinheiro liberado há pelo menos três anos. Nesta sexta-feira (25) foi a vez da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bairro José Abrão, cujas verbas estariam liberadas desde 2014.

A unidade vai ganhar uma sala de atividade coletiva e uma para assistência social, um novo almoxarifado, um consultório indiferenciado, dois vestiários, varanda para espera, reforma da copa e um ‘escovódramo’.

Ao todo a obra vai custar R$ 133,5 mil, sendo maior parte, R$ 82,7 mil, de contrapartida do município, e o restante do Programa Requalifica, do Ministério da Saúde, e a expectativa é de conclusão dos trabalhos entre seis a nove meses.

“A casa está desarrumada, e estamos começando a arrumá-la”, disse o prefeito, que declarou que pretende resgatar o papel das UBSs e UBSFs e dar prioridade às ações de saúde básica.

Segundo ele, a população perdeu a confiança nas unidades básicas, que não resolviam os problemas, por isso procurava diretamente a Santa Casa e as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), causando superlotação em locais que deveriam atender apenas alta e média complexidade.

Marquinhos disse ainda que descobriu, durante visita ao Ministério da Saúde, que havia muito recurso federal liberado para Capital, mas que estava parado. “Viraram as costas durante quatro anos”, disparou Trad, sem citar nome de gestores públicos.

Por fim, o prefeito afirmou aos servidores presentes que vai trabalhar para conceder reajuste salarial merecido, mas que isso não será possível neste primeiro momento de sua gestão, e cobrou que isso não sirva de motivo para paralisações ou ‘trabalho com lentidão’, por parte dos funcionários da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).