Subprefeito de Anhanduí também foi nomeado

O Diogrande desta quarta-feira (4) trouxe as nomeações do secretariado do prefeito Marquinhos Trad (PSD). Com a reforma administrativa das Secretarias e Fundações do município, aprovada pela Câmara dos Vereadores no último domingo (1) e sancionada nesta terça-feira (3), foram nomeados 21 secretários e diretores de autarquias.

A única pasta para a qual não houve uma nomeação foi a Agereg (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos). Para chefiar a autarquia, Marquinhos anunciou o especialista em Direito Constitucional Vinicius Leite, porém o Diogrande ainda apresenta o nome da nomeada do ex-prefeito Alcides Bernal, Ritva Cecilia Vieira, no comando da Agência. 

Confira abaixo a lista dos nomeados:

Chefe de Gabinete do Prefeito – Para o cargo, foi nomeado Alex de Oliveira Gonçalves. Ele atuava como chefe de gabinete de Marquinhos desde vereador, e já havia sido anunciado para o cargo no início de dezembro.

Procuradoria Geral do Município – Como procurador-Geral do Município, Alexandre Ávalos Santana foi nomeado. Ele é advogado, consultor jurídico e professor de Direito Processual e Constitucional na Universidade Católica Dom Bosco. Ávalos já trabalhou como assessor jurídico no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Secretaria Municipal da Controladoria Geral de Transparência e Fiscalização – Para a nova pasta, foi nomeado Evandro Ferreira de Viana Bandeira. Evandro foi o primeiro procurador judicial de Mato Grosso do Sul e já foi indicado três vezes para ministro do STJ (Supremo Tribunal de Justiça).

Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais – A Segov será chefiada por Antônio Cezar Larcerda Alves. Ele é presidente do diretório regional de Mato Grosso do Sul do PSD, mesmo partido de Marquinhos, e foi coordenador da campanha do prefeito.

Secretaria Municipal de Gestão – Substituindo a antiga secretaria Municipal de Administração, foi nomeada como chefe da Secretaria de Gestão Evelyse Ferreira Cruz Oyodomari. Ela já atuou na Semad como diretora do departamento de administração de pessoal, e foi secretária de Estado de Gestão de Recursos Humanos, na gestão de André Puccinelli (PMDB).

Secretaria Municipal de Finanças Planejamentos – Substituta da Seplanfic, a pasta teve Pedro Pedrossian Neto como secretário nomeado. O economista e neto do ex-governador Pedro Pedrossian já resondeu como secretário ajdunto pela Seprotur, no governo de Puccinelli.

Secretaria Municipal de Assistência Social – Para a SAS foi nomeada a professora Maria Angélica Fontanari de Carvalho. Ela é escrivã da Polícia Civil e integra o Conselho Estadual Antidroga.

Secretaria Municipal de Educação – Para comandar a Semed foi nomeada a presidente do PTB Mulher estadual, Ilza Mateus de Souza. Ela já assumiu o cargo de secretária de Assistência Social de Campo Grande por dois anos.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciências e Tecnologia – Luiz Fernando Buainain, presidente da Rede São Bento e ex-presidente da Abrafarma (Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico), foi nomeado para comandar a Sedesc. Ele também já presidiu a Associação Comercial de Campo Grande.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – Para o comando da Semadur foi nomeado o arquiteto José Marcos da Fonseca. Ele já atuou como secretário Municipal de Controle Urbanístico e de Planejamento e Coordenação Geral em Campo Grande, durante a gestão de André Puccinelli.

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos – Nomeado como secretário de Obras, Rudi Fiorese é engenheiro civil desde 1983, quando se formou pela UFMS. Desde 2014, ele trabalha na CCRMSVia.

Secretaria Municipal de Saúde – A nova Sesau exclui de sua sigla a palavra “Pública”, e tem como secretário nomeado o doutor em medicina pela Unifesp e professor adjunto da UFMS Marcelo Luiz Brandão Vilela.

Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social – A Secretaria será chefiada por Valério Azambuja, ex-comandante da Guarda Municipal de Campo Grande e chefe da Semsp durante o governo de Gilmar Olarte (sem partido). Azambuja já trabalhou também no Ministério da Justiça, em Brasília.

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Nomeada para a Secretaria, que substitui a Fundac, Nilde Benitez Brun já presidiu a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, no governo de Puccinelli, e integra atualmente o Conselho Municipal de Turismo da Capital.

Agência Municipal de Habitação – A Emha será chefiada pelo seu assessor técnico Enéas José Carvalho, que trabalha na instituição desde 2009. Ele chegou a chefiar a pasta durante a gestão de Gilmar Olarte, em 2009.

Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano – Como diretora da Planurb, Marquinhos nomeu Berenice Maria Jacob Domingues, que volta à pasta depois de já tê-la chefiado de 2004 a 2008, nas gestões de Puccinelli e Nelsinho Trad (PTB). 

Agência Municipal de Transporte e Trânsito – A Agetran será presidida por Janine de Lima Bruno. Ele já atuou como diretor de Transportes da Agência e foi secretário Municipal de Obras em Miranda e de Planejamento da Prefeitura de Cajamar, interior de São Paulo.

Fundação Municipal de Esportes – A Funesp será presidida pelo doutor em Ciência do Exercício do Esporte Rodrigo Barbosa Terra. Ele presidiu a Fundesporte e a Secretaria Estadual da Juventude e do Esporte e Lazer durante a administração do ex-governador Zeca do PT.

Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande – Ex-deputado estadual e candidato a prefeito de Campo Grande pelo PROS, o professor aposentado da UEMS, Lauro Davi, foi nomeado para o IMPCG. Por dez anos, Lauro presidiu a Cassems, serviço de convênio médico dos servidores estaduais.

Fundação Social do Trabalho – Marquinhos nomeou como presidente da Funsat Cleiton Freitas Franco, engenheiro de segurança do trabalho. Cleiton tentou se candidatar ao cargo de vereador pelo PMN, mas teve seu registro de candidatura indeferido. Ele é professor universitário e ex-oficial da Marinha.

Instituto Municipal de Tecnologia e Informação – O pós-graduado em direito processual civil e assessor do prefeito Marquinhos Trad desde 2011, Paulo Fernando Garcia Cardoso, foi nomeado como chefe do IMTI.

Novo subprefeito 

Além de trazer o nome dos secretários e diretores-presidentes da autarquias, o Diogrande desta quarta-feira traz a nomeação do subprefeito do distrito de Anhanduí, Ernesto Francisco dos Santos. 

O distrito ganhou uma Subprefeitura com a reforma administrativa sancionada pelo prefeito Marquinhos Trad, assim como Rochedinho. Rochedinho, entretanto, ainda não teve um subprefeito nomeado.

Ernesto concorreu ao cargo de vereador em Campo Grande nesta últimas eleições, pelo PSD, mesmo partido de Marquinhos, com o nome de “Professor Ernesto”. Ele recebeu um total de 363 votos e não se elegeu.