Pular para o conteúdo
Política

Plenário do STF vai julgar imunidade criminal de presidente da República

Ainda não há data para o julgamento
Arquivo -

Ainda não há data para o julgamento

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar se presidente da República pode ser investigado por acusações ocorridas antes de assumir o mandato. A questão foi definida após decisão do ministro Luiz Fux, que enviou para a deliberação do colegiado uma ação na qual o PDT pede que a Corte diminua a imunidade ao chefe do Executivo. Ainda não há data para o julgamento.Plenário do STF vai julgar imunidade criminal de presidente da República

Na ação, o PDT defende que o Supremo deve dar interpretação à Constituição para garantir que o presidente da República pode ser investigado durante o mandato, mas não pode ser alvo de ação penal por crime comum.

De acordo com o Artigo 86 da Constituição, “o presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções”. 

Para a Procuradoria-Geral da República (PGR) a norma impede a investigação do chefe do Executivo. No entanto, advogados do partido sustentam que a investigação feita pela polícia não pode ser considerada como responsabilização.

“Na verdade, é somente com a adoção de providências investigatórias que será possível preservar eventuais elementos de prova indispensáveis à comprovação de delitos comuns, sem relação com o mandato presidencial, inclusive anteriores, mas que só poderão ser processados no futuro”, argumenta o PDT.

O próximo passo do processo serão as manifestações da Advocacia-Geral da União (AGU) e da PGR. Os órgãos deverão enviar ao STF as informações no prazo de cinco dias.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Batida recolhe veículo com documento vencido há 7 anos no Centro de Campo Grande

Atrações custam mais de R$ 300 mil para animar festas juninas em MS

Suspeito de atirar contra dois parlamentares de Minnesota é preso

Vencimento da segunda parcela da Taxa de lixo de Dourados é nesta segunda-Feira

Notícias mais lidas agora

Investigação aponta que Claudinho Serra recebia propina pelos pais: ‘Levar encomenda’

Secretários de MS retidos em Israel podem ser escoltados por terra até a Jordânia

Concursos com bons salários serão realizados este ano

Semana começa com mais de 900 vagas em concursos e processos seletivos

araras azuis monogamicas fieis a vida inteira

‘Exemplo pra nós’? Diferente dos humanos, araras são monogâmicas e fiéis por toda a vida

Últimas Notícias

Mundo

Irã sinaliza que quer reduzir hostilidades com Israel e negociar

Mensagens estariam sendo enviadas aos israelenses e americanos por meio de intermediários árabes

Política

Alems emenda feriado e Ato declara ponto facultativo quinta-feira

Servidores da Casa de Leis terão folga de quatro dias, contando com o fim de semana

Política

Reunião pode destravar CPMI que vai investigar desvios de R$ 6,3 milhões do INSS nesta terça

Valores eram descontados dos benefícios do INSS de aposentados e de pensionistas sem autorização

Brasil

Paraná quer que condenados pela Justiça paguem os custos de investigações da polícia

Projeto de lei foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado