Números foram divulgados nesta quinta-feira

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) comentou a divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) de Mato Grosso do Sul no ano de 2015. O Estado foi o que teve melhor desempenho do país e para o governador os números representam que “construímos um Estado economicamente forte”.

Por meio da assessoria, Reinaldo ressaltou nesta sexta-feira (17) que o desempenho da agropecuária foi fundamental para o resultado positivo. “Isso é resultado do empenho do setor produtivo, do empresariado e de toda a sociedade que junto com o governo fez de Mato Grosso do Sul um Estado que cresceu e produziu riqueza mesmo na crise, gerando oportunidades à população”.

O governador detalhou quais medidas, na visão dele, foram primordiais para o bom desempenho econômico.  “Soubemos criar as condições para estabilidade fiscal com uma menor estrutura administrativa, definindo o teto de gastos, aprovamos com o setor empresarial o fundo de incentivos fiscais e agora estamos naquela que talvez seja a última reforma estruturante que é a da previdência”, detalhou o governador.

Números

Com redução de 0,3% no volume do PIB (Produto Interno Bruto), Mato Grosso do Sul obteve o melhor desempenho do país em 2015. O que manteve o Estado foi a agropecuária, que apresentou crescimento de 10,01% nesse período.

O que pesou negativamente no Estado foi a indústria de transformação, o comércio e a construção civil. A indústria teve resultado de -4,4% e serviços -1,6%. Conforme levantamento o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), pela primeira vez desde 2002, todas as unidades federativas apresentaram queda nessa período.

‘Estado economicamente forte’, diz Reinaldo sobre desempenho do PIB de MS

A queda do índice nacional foi de 3,5%. O pior desempenho foi no Amapá que apresentou redução de -5.5%.