Mulheres comandam poder político no município

O poder político em Dourados, distante 228 quilômetros de Campo Grande, está nas mãos de duas mulheres. Na manhã deste domingo (1º), durante sessão solene na Câmara Municipal, Délia Razuk (PR) tomou posse no cargo de prefeita da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul e a vereadora de primeiro mandato Daniela Hall (PSD) foi eleita para presidência da Casa de Leis.

Sede do Legislativo, o Palácio Jaguaribe ficou lotado para o evento de posse dos 19 vereadores, prefeita e vice-prefeito. Mais velho dos parlamentares, Braz Melo (PSC) presidiu a abertura dos trabalhos, mas deixou o posto para Idenor Machado (PSDB) porque concorria à presidência da Câmara pela chapa apoiada por Délia.

Logo nessa primeira votação, a prefeita de Dourados não conseguiu vencer. O grupo oposicionista obteve 10 votos e garantiu a formação da Mesa Diretora com Daniela Hall na presidência, Sérgio Nogueira (PSDB) de vice, Pedro Pepa (DEM) de 1º secretário e Cirilo Ramão (PMDB) de 2º secretário.

Esses nomes contaram com o apoio dos tucanos Marçal Filho (PSDB) e Idenor Machado (PSDB), dos democratas Alan Guedes, Cido Medeiros e Madson Valente e do peemedebista Juarez de Oliveira. Em maioria, derrotaram a chapa governista composta por Braz Melo, Carlito Heleno de Paula (PEN), Alcirio Zanata (PPS), Romualdo Ramin (PDT), Alberto Alves dos Santos, o Bebeto (PR), Elias Ishy (PT), Jânio Colman Miguel (PR), Olavo Sul (PEN) e Junior Rodrigues (PR).

Mas a chefe do Executivo deixou seu recado aos legisladores quando discursou. “Estou a serviço de Dourados e tenho certeza que todos os vereadores aqui estão a serviço de Dourados. Garanto que vou dar o meu melhor para termos uma administração de muito sucesso. Minha carreira pública sempre foi marcada pelo diálogo e o entendimento, mas também pela firmeza na busca de resultados concretos. O nosso país está cansado de jogos políticos. Estamos todos juntos, meus amigos, trabalhando por uma cidade melhor, o que passou, passou, é daqui para frente; peço a vocês, vamos trabalhar por uma Dourados melhor”, afirmou.

Délia agradeceu o apoio da família, em especial de seu esposo, o ex-deputado Roberto Razuk, “pelo amor, dedicação e apoio incondicional”.

Disposta a deixar resultados para além dos quatro anos de mandato, a prefeita afirmou que “os critérios mais importantes na escolha da equipe e dos secretários foram competência, confiança, coragem e companheirismo”. “Sei que só com competência atingiremos os resultados, mas precisamos da confiança, da coragem e do companheirismo para vencermos os desafios que temos pela frente”, ponderou.

Daniela Hall disse ser uma honra estar na Câmara pela primeira vez como vereadora e já assumir a presidência. Ela agradeceu aos pais, aos filhos e ao marido Marcelão, o Cláudio Marcelo Hall, ex-vereador cassado em 2010 após ter sido preso durante a Operação Uragano.

Segundo a nova chefe do Legislativo, “é possível fazer política com os mais nobres sentimentos de cidadania” e a expectativa de agora em diante é de muito trabalho, com a polêmica eleição da Mesa Diretora já superada. “Todos os vereadores conversaram junto com os vereadores que foram eleitos pela chapa da Délia, do Renato e do Geraldo e agora acabou a disputa, são todos unidos para trabalhar em prol de Dourados”, pontuou.