Pular para o conteúdo
Política

Duloxetina e Sertralina podem ser entregues de graça pelo SUS

Projeto de lei que tramita quer colocar antidepressivos e ansiolíticos na lista de remédios essenciais do SUS
Fábio Oruê -
sus
Medicamentos serão distribuídos pelo SUS. (Ilustrativa, Arquivo, Jornal Midiamax)

Medicamentos utilizados no tratamento da depressão e dos transtornos de ansiedade, como a Duloxetina e Sertralina, podem começar a ser entregues de graça pelo SUS (Sistema Único de Saúde), conforme PL apresentado na .

O Projeto de Lei 387/25 propõe a inclusão dos medicamentos na lista de remédios essenciais do SUS, conhecida como Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais).

A proposta prevê a disponibilização gratuita de diversos tipos de medicamentos, como escitalopram, sertralina, venlafaxina, mirtazapina e bupropiona, para pacientes que apresentem prescrição médica válida.

Entretanto, a proposta vai mais além e também cria o Programa Nacional de Acompanhamento Psicofarmacológico. Assim, pacientes passam por monitoramento do uso desses antidepressivos na rede pública, garantindo a adesão adequada ao tratamento.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Ainda que políticas públicas refentes à Saúde Mental tenham muito a evoluir no Brasil, os pacientes que conseguem prescrições médicas muitas vezes não conseguem arcar com os custos do tratamento.

Assim, interrompem a medicação e agravam seu quadro clínico. O PL surge para garantir a acessibilidade ao tratamento adequado.

sus
Vários medicamentos já estão na Rename (Ilustrativa, Arquivo, Jornal Midiamax)

Medicamentos de graça e administração correta

Esse programa também inclui atividades como capacitação de profissionais de saúde para a correta administração dos medicamentos, adoção de terapias complementares e supervisão da eficácia e segurança dos fármacos distribuídos.

O projeto também contempla ações complementares, como campanhas de conscientização sobre doenças mentais, estímulo à produção nacional de antidepressivos e monitoramento constante dos impactos dessa política pública.

“A implementação desta medida contribuirá para a redução da morbidade associada aos transtornos mentais, promovendo o bem-estar da população e fortalecendo a saúde pública no Brasil”, avalia o deputado Acácio Favacho (MDB-AP), autor do projeto.

A proposta passa por análise em caráter conclusivo nas comissões de Saúde, de Finanças e Tributação, e pela CCJ (Constituição e Justiça e de Cidadania). Para virar lei, a proposta precisa da aprovação pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Seleção brasileira feminina de vôlei bate Turquia e chega à sétima vitória na Liga das Nações

Oscar vai entregar prêmios honorários a Tom Cruise e Dolly Parton

Times de Campo Grande assumem liderança dos grupos do Estadual Sub-20

Leilão Detran-MS

De Spin a Crosser, leilão do Detran-MS tem mais de 120 veículos aptos à circulação

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Brasil condena ataques de Israel e dos EUA a instalações no Irã

Últimas Notícias

Esportes

Salzburg e Al-Hilal empatam sem gols e embolam Grupo H, que tem o Real como líder

Time europeu menos badalado no Mundial de Clubes, o austríaco Salzburg resistiu à pressão do milionário Al-Hilal, ex-time de Neymar e do técnico Jorge Jesus na Arábia Saudita

Polícia

Homem sofre extorsão por suposto desacordo em programa sexual e tem prejuízo de R$ 1.350

Pessoa que se identificou como membro de facção cobrou valores por um suposto encontro com garota de programa, que a vítima não teria comparecido, causando prejuízos

Emprego e Concurso

Funsat disponibiliza mais de 2 mil vagas de emprego em Campo Grande na segunda-feira

Entre as ocupações com maior demanda destacam-se: Repositor; Caixa; Auxiliar de Limpeza; Operador de Produção e outros

Polícia

Em audiência de custódia, juiz converte prisão flagrante de agressor em prisão definitiva

Homem de 34 anos é acusado por violência doméstica praticado contra ex-namorada na saída de academia. Vídeo flagrou ação