Pular para o conteúdo
Mundo

Protestos nos EUA: membros da Guarda Nacional chegam a Los Angeles a pedido de Trump

Soldados da Guarda Nacional começaram a chegar em Los Angeles neste domingo, após o pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Agência Estado -
Protestos contra as ações do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas) na Califórnia (Foto: reprodução, X)

Soldados da Guarda Nacional começaram a chegar em Los Angeles neste domingo, 8, após o pedido do presidente dos Estados Unidos, . Os membros da Guarda foram acionados em resposta aos protestos contra as políticas de do republicano na cidade da Califórnia.

Segundo o presidente americano, 2 mil soldados foram enviados a Los Angeles para repelir as manifestações. Trump federalizou o controle da Guarda Nacional para realizar o envio das tropas. A ação não foi coordenada com o governador da Califórnia, Gavin Newson, que disse que o envio dos guardas poderia tornar os protestos mais violentos.

Trump disse que considerou a medida necessária devido ao “fracasso” de Newson e da prefeita de Los Angeles, Karen Bass, na contenção dos protestos.

Segundo especialistas entrevistados pelo The New York Times, esta foi a primeira vez que um presidente federalizou a Guarda Nacional de um Estado para uma operação doméstica sem a autorização de um governador desde 1965, quando Lyndon Johnson enviou tropas para o Alabama para proteger os manifestantes que protestavam por direitos civis no Estado.

Protestos

A Guarda Nacional foi enviada para três locais na cidade de Los Angeles, segundo Newson. Durante a manhã, poucas manifestações foram registradas, mas gás lacrimogêneo foi disparado contra a multidão durante a tarde, na frente de um centro de detenção no centro de Los Angeles.

Um protesto do lado de fora do City Hall, onde fica o gabinete da prefeita de Los Angeles, Karen Bass, está marcado para às 14h no horário local (18h de ).

No sábado, 7, policiais tiveram que usar balas de borracha e granadas de efeito moral para controlar a multidão. Segundo membros do governo Trump, os manifestantes lançaram coquetéis molotov e pedras contra as autoridades.

Trump afirmou que qualquer protesto que agredisse os policiais seria considerado uma “forma de “. O secretário de Defesa, Pete Hegseth, disse que poderia convocar fuzileiros navais em “serviço ativo” se a violência continuasse.

Tensão

As tensões aumentaram na região depois que autoridades de imigração realizaram 100 prisões em Los Angeles e cidades próximas, que têm uma grande comunidade latina.

Os protestos recentes atraíram centenas de participantes, mas permanecem muito menores do que outras manifestações em massa, incluindo os protestos de 2020 contra violência policial que levaram Newsom a solicitar assistência da Guarda Nacional. (Com agências internacionais).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Petrobras: é cedo para avaliar impacto de guerras no Oriente Médio

‘Foi mais um dia de terror’, diz moradora de Canoas sobre chuva no RS

VÍDEO: mulher ateia fogo em casa na Vila Bordon

Primeiro remédio para prolongar a vida de cães é aprovado nos EUA

Notícias mais lidas agora

Delação ‘congelada’ amplia prazo para investigação sobre esquema de corrupção de Claudinho Serra

TAJ Condomínio Resort chega a Campo Grande para redefinir o alto padrão

Vigilante atira contra cabeça de companheira e depois tira a própria vida

‘Vontade Indomável’: obra conta história de Aleixo Paraguassú Neto, primeiro juíz negro de MS

Últimas Notícias

Polícia

Vigilante atira contra cabeça de companheira e depois tira a própria vida

autor chegou a ser preso no último dia 23 de fevereiro

Polícia

Motorista perde controle da direção, atravessa canteiro e invade área da Acadepol

Atravessou o canteiro central, passou pela pista contrária e colidiu contra a grade

Esportes

Salzburg vence Pachuca após paralisação e lidera grupo do Real Madrid no Mundial de Clubes

Em mais um jogo de baixo público neste Mundial

Polícia

Rapaz é esfaqueado no pescoço e rosto durante briga no Taveirópolis

O caso foi registrado como homicídio na forma tentada