Governador foi convidado pela Enfam

Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) participou nesta segunda-feira (04) do curso de formação para juízes substitutos da Enfam (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados) e destacou a necessidade de ampla defesa nas investigações.

“É importante passar aos juízes novos o que é o Mato Grosso do Sul, como está a economia, potenciais do Estado e a visão do futuro. Importante essa relação no momento em que existe criminalização da atividade política. Falar do importante papel institucional que eles têm e que há direito de ampla defesa, porque tem pessoas que condenam antes de transitar em julgado”, opinou.

Também participou do encontro o presidente da Assembleia Legislativa Junior Mochi (PMDB).  De acordo com o desembargador Júlio Roberto Siqueira, diretor da escola do judiciário, ambos foram convidados porque o segundo módulo do curso aborda as relações institucionais.

“Precisamos mostrar quem são nossos governantes para eles sentirem e terem mais reponsabilidade. Queremos humildade e trabalho”.

O curso tem duração de 470 horas e vai até o dia 26 de novembro, quando sai a designação dos mesmos para as comarcas.

Após palestras da primeira etapa, os juízes farão processos práticos, auxiliando nos cartórios. O concurso abria 25 vagas, mas apenas 19 candidatos passaram e um desistiu.

Dos 18 juízes substitutos, cinco são de Mato Grosso do Sul, cinco do Paraná, dois de Minas Gerais, dois do Rio de Janeiro, dois de São Paulo, um de Santa Catarina e um do Rio Grande do Sul.