Ministro tem primeira agenda com a prefeita Délia Razuk.

 O ministro interino da Agricultura, Pecuário e Abastecimento, Eumar Novacki estará em Dourados nesta segunda-feira (15) para participar de eventos na Expoagro.

 Novacki vai desembarcar por volta das 15h o Aeroporto Francisco de Matos Pereira onde será recebido pela prefeita Délia Razuk. A primeira agenda do ministro será no gabinete da prefeita quando vários segmentos da agricultura e pecuária vão apresentar uma pauta de reivindicações.

Depois do encontro na Prefeitura, o ministro participará do Encontro Regional da Agricultura, que faz parte da Expoagro.
Novacki vem acompanhado do secretário de Mobilidade Social, José Dória e do chefe de gabinete do ministro, Coaraci Nogueira de Castilho. Às 18h Eumar Novacki concederá uma entrevista coletiva à imprensa no auditório do Parque de Exposições João Humberto de Carvalho

 O secretário Municipal de Agricultura Familiar, Landmark Ferreira Rios afirmou que estará presente na reunião no gabinete da prefeita com representantes das associações ligadas aos assentamentos, à agricultura familiar e a produção de alimentos orgânicos.

Landmark disse que entre os pedidos ao ministro está a liberação de recursos para a aquisição de tratores e implementos, e para a recuperação de estradas rurais.

A interinidade de Eumar Novacki deve-se a viagem oficial do ministro Blairo Maggi para países do Oriente Médio desde o dia 12, sexta-feira.

O ministro está visitando a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, Catar e Kuwait com o objetivo de promover o agronegócio e atrair investimentos. A agenda inclui reuniões com autoridades de governo e participação em eventos com a presença de representantes do setor privado brasileiro

A região, segundo o Ministério da Agricultura, é prioritária para o mercado agrícola mundial e uma das principais origens de investimentos internacionais no setor. O crescimento econômico do Oriente Médio, a taxa de urbanização e o consequente aumento da demanda por alimentos, fibras e energia estão acima da média global, o que reforça a importância da missão organizada pelo governo brasileiro, conforme afirmações do Ministério da Agricultura.