Deputado federal foi eleito com 57,3 mil votos em 2014

O deputado federal Luiz Henrique Mandetta deve ser o nome do DEM para concorrer à sucessão de Reinaldo Azambuja (PSDB) no cargo de governador de Mato Grosso do Sul em 2018. A candidatura faz parte de um projeto nacional da legenda para fortalecer o nome do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) na corrida pela Presidência da República e Mandetta, presidente estadual do partido, é o ‘nome natural’ em MS.

Correligionários confirmam que as conversas estão adiantadas internamente, mas o assunto ainda é evitado em público. Aliados do parlamentar garantem que as chances de disputa são ‘grandes’ de Mandetta e explicam que a definição dependeria agora das tratativas da Executiva Nacional do Democratas, presidida pelo senador José Agripino Maia (RN).

“Todas as conversas encaminham para o nome do Mandetta e as chances são grandes. Mas a ideia é retardar o anúncio para evitar que ele se desgaste prematuramente. Além disso, há componentes como o fato de ele os dois primos com atuação ativa nas próximas eleições”, diz um membro do diretório do DEM, referindo-se ao ex-prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PTB), e ao atual, Marquinhos Trad (PSD).

À reportagem, Mandetta desconversou, mas não negou as conversas para a candidatura ao governo de MS nas próximas eleições. “Isso vai passar por uma discussão de todos os grupos políticos, de todas as correntes, vamos aguardar. Ainda estamos começando a conversar dentro do partido, tem bastante água para rolar”, comentou.