Comando da Assomasul vai mudar de mãos, mas continuará com PSDB
Votação será na segunda e deve ser em chapa única
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Votação será na segunda e deve ser em chapa única
A eleição para os novos representantes da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) será realizada na próxima segunda-feira (16). Até o momento apenas uma chapa se registrou e a tendência é que a votação seja somente com esta. De qualquer forma, nesta sexta-feira (13) é o último dia para interessados em disputar o cargo, até às 17h.
As informações foram repassadas pelo atual presidente da entidade, Juvenal Neto (PSDB), ex-prefeito da cidade de Nova Alvorada do Sul, que perdeu o pleito em outubro do ano passado. Ele diz que é normal todos entrarem em consenso para esta definição.
“Quando eu fui eleito foi em comum acordo com todos também e com toda essas dificuldade que os municípios vem enfrentando é mais natural ainda que se tenha um consenso e não uma disputa, o que facilita os trabalhos na sequência e busca de melhorias para todos”, disse o presidente.
Ainda segundo Juvenal, o mandato é de dois anos com direito a uma reeleição. “Eu até poderia me candidatar, mas como não fui reeleito como prefeito não posso. Todos os 20 cargos são ocupados por chefes do executivo municipal”.
Até o momento a única chapa é encabeçada pelo prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina, do mesmo partido de Juvenal, o PSDB, sigla do governador do Estado Reinaldo Azambuja.
“Acredito que vai ficar somente a minha chapa mesmo, pis buscamos uma acordo com todos e os cargos foi bem divido de forma a contemplar todos os partidos e regiões. Resolvemos buscar este cargo com o intuito de dar mais representatividade para a entidade e buscar mais melhorias para os municípios”, disse Caravina.
Ainda segundo ele, sua experiência na prefeitura o ajudará muito nesta função. “Fui reeleito para mais quatro anos de mandato como prefeito e esses últimos foram bastantes complicados em todos os sentidos, então vejo isso como válida experiência para atuar a frente da Assomasul”.
Votação
A votação irá ocorrer na sede da Assomasul, localizada na avenida Eduardo Elias Zahran, próximo a avenida Ceará, das 8h às 17h. Neto destacou que se de fato ficar somente com esta chapa, eles conversam e se todos concordarem, a votação encerra às 15h, mas desde que tenha sido efetuado 50% de votos mais um.
O presidente explicou também que os prefeitos não são obrigados a votar, mas geralmente de 60% a 70% deles comparecem. “Sempre foi assim e dos 79 municípios apenas Costa Rica não participa. O prefeito de lá teve algumas discordâncias com a nossa administração e se desfiliou da entidade”.
Neto relatou que foi solicitado ao TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) uma urna de cédula para que cada prefeito faça dê seu voto secretamente. Na sequência, após o encerramento da votação, é feita a apuração e então divulgado o resultado.
Com relação a posse, o presidente informou que será realizada no prédio da Assomasul, no dia 2 de fevereiro, em horário a ser definido e divulgado. Ainda segundo ele irão definir se será um evento para empossas o novo presidente ou apenas uma cerimônia interna para passagem de cargo.
Funções
As 20 funções que representam a entidade são: Presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, secretário geral, 2º secretário, 3º secretário, tesoureiro geral, 2º tesoureiro, diretor de Relações Públicas, diretor de Assuntos Municipalistas, diretor de Patrimônio, diretor de Saúde, diretoria de Cultura, diretor Social e Esportivo, três titulares para Conselho Fiscal e três suplentes.
Confira os nomes dos prefeitos da chapa do chefe do executivo de Bataguassu, na sequência dos cargos acima, respectivamente: Pedro Arlei Caravina (PSDB), Rogério Rosalin (PSDB), Manoel Viais (PR), Jeferson Tomazoni (PMDB), Délia Razuk (PMDB), Marcelo Ascoli (PSL), Eraldo Jorge Leite (PSB), Alexandrino Garcia (PR), Marlene Bossay (PMDB), Aluizio São José (PSB), Edvaldo Queiroz (PDT), Edinaldo Bandeira (PSDB), Jean Fogaça (PEN), Roberto Almeida (PSDB), Mario Kruger (PSC), Alvaro Urt (DEM), Marceleide Marques (PMDB), Francisco Ribeiro Junior (PSDB), José Fernando dos Santos (PSB) e Patricia Nelli (PSDB).
Estes são prefeitos dos seguintes municípios em sua ordem, Bataguassu, Figueirão, Caracol, São Gabriel do Oeste, Dourados, Sidrolândia, Jateí, Aral Moreira, Miranda, Coxim, Agua Clara, Amambai, Douradina, Taquarussu, Rio Verde, Bandeirantes, Antonio João, Rochedo, Selvíria e Iguatemi.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
MS registra mais de 16 mil casos de dengue em 2024
Foram confirmados 32 casos de óbito em decorrência da dengue
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.