Pular para o conteúdo
Política

Aécio fala de tirar diretor da Polícia Federal em novo áudio da JBS

Senador conversa com empresário Joesley Batista nas gravações
Arquivo -

Senador conversa com empresário Joesley Batista nas gravações

O empresário Joesley Batista, dono da JBS, entregou mais uma gravação à Procuradoria-Geral da República, no âmbito da delação premiada do grupo J&F, que controla a JBS. A nova gravação mostra uma conversa entre o empresário e o senador (PSDB), em 24 de março.

No áudio, os dois conversam sobre pressionar o presidente Michel Temer (PMDB) para que fizesse mudanças na Polícia Federal, incluindo a substituição do diretor-geral do órgão, Leandro Daiello.

Aécio diz a Joesley que o governo deveria aproveitar a crise iniciada com a Operação Carne Fraca, que teve início uma semana antes, para realizarem a troca na Polícia Federal. O empresário concorda com o senador.

“Não vai ter outra [chance]. Porque nós nunca tivemos uma chance onde a PF ficou por baixo né?”, diz Joesley. “Aí vai ter quem vai falar ‘é por causa da Lava Jato’, ‘Não, é por causa da Carne Fraca’”, responde Aécio.

Em seguida os dois falam diretamente sobre tirar “esse cara” do poder. A Procuradoria sustenta que esse cara seja o diretor da PF. “Tem que tirar esse cara”, diz Joesley, e Aécio repete: “Tem que tirar esse cara”.

Em outro ponto do diálogo, mesmo sem citar Daiello, Aécio fala que “ele próprio já estava preparado para sair”, e segue dizendo que a Operação Carne Fraca era uma boa hora para o governo fazer um “mea culpa” e “o cara da Polícia Federal chegar e cair”.

Surgiram rumores de que Daiello poderia deixar a direção da Polícia Federal durante a passagem do governo da presidente Dilma Rousseff para o presidente Temer. O diretor ocupa o posto desde 2011.

Aécio conta também a Joesley que outros empresários estariam “pressionando” Temer a tomar medidas contra a PF. Dentre estes, ele cita o presidente do Bradesco, Luiz Trabuco, e um homem de nome Pedro, que teriam participado de um jantar com o presidente.Aécio fala de tirar diretor da Polícia Federal em novo áudio da JBS

“Pressionaram. A polícia tem que fazer um gesto. Errou. Não adianta os caras falarem que não”, diz Aécio. Ele segue referindo que, na Operação Carne Fraca, a PF deveria dizer que foram encontradas irregularidades pontuais e já contidas.

O senador tucano ainda conta a Joesley que pressionava Temer para que apoiasse o projeto que trata do “abuso de autoridade”. 

Aécio também criticou o então ministro da Justiça, Osmar Serraglio (PSDB), que não daria “um alô” sobre a situação da PF. Serraglio foi substituído neste domingo (28) pelo novo ministro, Torquato .

(com supervisão de Evelin Cáceres)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia prende suspeito de homicídio e apreende armas em Porto Murtinho

Com gol de pênalti no último minuto, Bahia vence o Ceará pelo Brasileirão

Onça-pintada é encontrada morta no Rio Paraguai na região do Pantanal em Corumbá

Esquadrão Anti-bombas do Bope chega à Corumbá depois de artefato ser encontrado

Notícias mais lidas agora

Vaticano divulga que Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca

Canonização de Carlo Acutis só ocorrerá após nomeação de novo Papa

Paróquia de Campo Grande que recebeu bençãos do Papa Francisco monta altar com homenagem

Número de sócio do Papa Francisco no San Lorenzo coincidem com idade e horário de morte

Últimas Notícias

Cotidiano

Arcebispo Dom Dimas celebrou missa em ação de graças pela vida e pontificado do Papa Francisco

Esta foi a primeira missa em Ação de Graças pelo Papa Francisco presidida pelo arcebispo, após a morte do Sumo Pontífice

Polícia

VÍDEO: Grupo de Bombas e Explosivos do BOPE detona e remove artefato bélico em Corumbá

BOPE chegou à Corumbá no início da noite desta segunda-feira (21) para lidar com a ocorrência que mobilizou as forças de segurança locais.

Esportes

Aquidauana brilha na Copa Centro-Oeste de Handebol e conquista o vice-campeonato

Atleta Gustavo Belardo foi eleito o melhor jogador (MVP) da competição, além de artilheiro e melhor armador esquerdo

Polícia

Mulher é vítima de golpe após permitir entrada de desconhecida em sua casa para “oração”

Suspeita adentrou a casa primeiro pedindo muda de ervas do quintal e, logo depois, ofereceu orações por "sentir o ambiente pesado"