Política

VÍDEO: PSDB vai julgar vereador que chamou eleitor de ‘safado e malandro’

OAB cobrou providências do partido

Ludyney Moura Publicado em 29/02/2016, às 14h46

None
Foto: Divulgação - Parada dez - Luiz Carlos

OAB cobrou providências do partido

A subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Paranaíba quer que o PSDB tome providencias contra o vereador José Souto Silva, o Zé Carioca, que na semana passada usou a tribuna da Câmara Municipal para tecer críticas a eleitores da cidade que, segundo ele, o tinham ofendido pessoalmente.

O caso ganhou repercussão na cidade, depois que o Jornal Midiamax publicou a história. O presidente da 6ª subseção da OAB, Marcos Antônio Moreira Ferraz, encaminhou um ofício ao diretório municipal do PSDB, presidido pelo vice-prefeito de Paranaíba, Fredson Freitas.

No documento, o advogado pede providencia dos tucanos. “O mencionado vereador (Zé Carioca) generalizou as ofensas a todos aqueles que criticam os trabalhos/atitudes dos vereadores desta cidade, atribuindo aos críticos os adjetivos de ‘safado’, ‘malandro’, ‘não é pessoa boa não’ e ‘bandido’, bem como, defendeu em plenário que ‘tem que pregar isso, falou mal de vereador é vagabundo’.

O presidente do diretório municipal alega que a própria OAB se sentiu ofendida. “Estou despachando hoje essa representação para o Conselho de Ética do diretório, que vai tomar as providencias que entender necessárias”, disse Fredson.

Ele próprio se mostrou contra a fala de seu colega. “Jamais concordo com a fala do vereador, foi totalmente desconexo com o que um representante do povo deve ser. Homens públicos estão sujeitos a criticas. Se porventura desrespeitarem a honra, não só vereador, mas qualquer cidadão, tem que procurar a justiça”, frisou o vice-prefeito.

Está é a primeira vez que o Conselho de Ética do diretório será acionado, revela Fredson. O representante da OAB pede ainda que a entidade seja informada do procedimento adotado contra o vereador. Sem dar prazos ainda, o presidente municipal do PSDB afirmou que o partido vai cumprir o que determina o estatuto, inclusive no que diz respeito à defesa do parlamentar.

O caso

Na segunda-feira (22), o vereador Zé Carioca, ex-presidente da Câmara de Paranaíba, usou a tribuna para criticar algumas pessoas que o teriam ofendido em redes sociais. “Quando você vê uma pessoa falando do vereador, pode saber que aquele lá não é boa coisa não. Pode saber que é safado, é malandro, se fosse pessoa boa não estava falando dos senhores vereadores não”, disse.

À reportagem, o vereador alegou que não direcionou suas críticas a todos os eleitores da cidade, mas reconheceu que ‘no calor do discurso’ pode ter ‘falado o que não devia’.

“Eu falei para pessoas que ficam falando mal da vida pessoal dos vereadores, que querem denegrir a imagem de quem trabalha dia e noite pelo crescimento da cidade. Tenho recebido mensagens me parabenizando (pelo discurso). Ninguém ta bravo (sic), só meia dúzia de vagabundo”, finalizou. 

Confira o trecho da fala do vereador (AQUI)

Jornal Midiamax