STF retira de Sergio Moro investigações sobre Lula
Eles acompanharam voto do relator Teori Zavascki
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Eles acompanharam voto do relator Teori Zavascki
Por maioria, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram acompanhar o relator do processo que envolve a Operação Lava Jato, Teori Zavascki, e enviar as investigações sobre o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estão em trâmite na 13ª Vara Federal de Curitiba à corte. Desta forma, o juiz Sérgio Moro fica fora das apurações.
“Para o Poder Judiciário, sobretudo para o Supremo Tribunal Federal é importante que tudo isso seja feito com estrita observância da Constituição Federal. Eventuais excessos que se possa cometer, com a melhor das intenções de apressar o desfecho das investigações. Nós já conhecemos esta história”, disse Teori em seu voto.
“Já vimos esse filme. Isso pode reverter justamente o resultado contrário. Não será a primeira vez que por força de cometimento de ilegalidades no curso das investigações, STF e o STJ anularam procedimentos criminais”, completou.
Para o relator, o fato de as conversas interceptadas pelo magistrado terem telefonemas com a presidente Dilma Rousseff (PT), que tem foro privilegiado, elas deveriam ter sido remetidas ao STF. Embora tenha criticado o modo como as ligações foram divulgadas, Teori disse que os efeitos da divulgação são irreversíveis.
“Tendo em vista que todos os procedimentos já se encontram sob a análise do STF, cabe a esta Corte verificar e julgar o mérito de sua competência e o andamento dos procedimentos”, completou o ministro Edson Fachin.
Seguiram o relator, Teori Zavascki, os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cármen Lúcia. Faltam os votos de três ministros. (Com informações da Agência Brasil)
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Do Pantanal, Coronel Rabelo participa do Domingão do Huck neste domingo
Pantaneiro é reconhecido como transformador no mundo
Estabilidade financeira atrai candidatos no concurso dos Correios
Provas acontecem neste domingo em Campo Grande
Homem procura a delegacia após ser roubado ao final de relação sexual
Fatos ocorreram entre a Av. Quatorze de Julho e a Travessa Guia Lopes, na Capital
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.