STF retira de Sergio Moro investigações sobre Lula

Eles acompanharam voto do relator Teori Zavascki

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Eles acompanharam voto do relator Teori Zavascki

Por maioria, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram acompanhar o relator do processo que envolve a Operação Lava Jato, Teori Zavascki, e enviar as investigações sobre o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estão em trâmite na 13ª Vara Federal de Curitiba à corte. Desta forma, o juiz Sérgio Moro fica fora das apurações.

“Para o Poder Judiciário, sobretudo para o Supremo Tribunal Federal é importante que tudo isso seja feito com estrita observância da Constituição Federal. Eventuais excessos que se possa cometer, com a melhor das intenções de apressar o desfecho das investigações. Nós já conhecemos esta história”, disse Teori em seu voto.

“Já vimos esse filme. Isso pode reverter justamente o resultado contrário. Não será a primeira vez que por força de cometimento de ilegalidades no curso das investigações, STF e o STJ anularam procedimentos criminais”, completou.

Para o relator, o fato de as conversas interceptadas pelo magistrado terem telefonemas com a presidente Dilma Rousseff (PT), que tem foro privilegiado, elas deveriam ter sido remetidas ao STF. Embora tenha criticado o modo como as ligações foram divulgadas, Teori disse que os efeitos da divulgação são irreversíveis.

“Tendo em vista que todos os procedimentos já se encontram sob a análise do STF, cabe a esta Corte verificar e julgar o mérito de sua competência e o andamento dos procedimentos”, completou o ministro Edson Fachin.

Seguiram o relator, Teori Zavascki, os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cármen Lúcia. Faltam os votos de três ministros. (Com informações da Agência Brasil)

Conteúdos relacionados