Pular para o conteúdo
Política

Simone diz que gostaria de novas eleições e pede celeridade em julgamento do TSE

 Para parlamentar, PEC em tramitação é inconstitucional
Arquivo -

 Para parlamentar, PEC em tramitação é inconstitucional

 Questionada sobre o andamento da consulta pública da PEC 20/2016 que pede a realização de eleições presidenciais simultaneamente às eleições municipais de 2016, a senadora Simone Tebet (PMDT) admitiu que também gostaria de novas eleições, mas acredita que o projeto é inconstitucional e que o único caminho legal para realização de novo pleito seria através de um posicionamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sobre julgamento da inviabilidade da chapa Dilma/Temer.

De acordo com a parlamentar, a proposta do projeto só poderia ser validada para entrar em vigor em um novo mandato. “Uma proposta que pode alterar a Constituição poderia causar danos e provocar um campo de instabilidade perigoso. Falo isso, pois não se trata apenas de impeachment ou em caso de falecimento que novas eleições seriam feitas. Isso é soberania popular, e se cai a popularidade da presidência e são feitas novas eleições, abre-se precedente perigoso ao país”, explica.

Na opinião de Simone, o único meio legal para realização de um novo pleito seria mediante renúncia de Michel Temer ou através de julgamento do TSE pela cassação da chapa formada por Dilma Roussef e Temer nas últimas eleições. “O Tribunal precisa se posicionar sobre andamento do processo que pode cassar essa chapa, isso dentro de 10 a 15 dias. Ainda assim, teríamos um prazo para nova eleição, o que torna impossível realização ainda em outubro”, completa.

Sobre os números da consulta pública, Simone disse que é uma reação natural da sociedade e que até ela votaria por novas eleições. “Eu também gostaria de novas eleições, fiz parte de movimentos e sou a favor da democracia. Seria a primeira a votar a favor, mas esta PEC que está em andamento, infelizmente é inconstitucional. É possível ter eleição, mas não através dessa PEC”, finalizou.

A consulta pública do Senado já contabiliza 174,4 mil votos favoráveis a novas eleições, contra apenas 13,5 mil votos contrários.  

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Iraque: incêndio em shopping inaugurado há uma semana deixa ao menos 61 mortos

Moreninhas recebe serviços gratuitos de cidadania e feirão de empregos neste sábado

Gol de Neymar reduz risco de queda do Santos, empate complica São Paulo; veja probabilidades

maquinario

Empreiteiro denuncia golpe após compra de R$ 430 mil e não receber maquinário em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Conselheiro afastado do TCE-MS, Iran pode ter bens penhorados por dívida de IPTU

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Davi Brito expõe rejeição que sofre do elenco do BBB 24: ‘Nunca chamaram’

Últimas Notícias

Polícia

Adolescente de 16 anos é assassinado a tiros por dupla encapuzada em MS

Adolescete chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital

Cotidiano

‘Cenário preocupante’: ONG alerta para risco de incêndios no Pantanal nos próximos meses

Combinação de estresse hídrico, baixa umidade e altas temperaturas aumenta probabilidade de incêndios

Le Blog Maria Antonia

Sydney Sweeney é cotada para ser a nova Bond Girl em 007 de Denis Villeneuve

Sydney Sweeney está cotada para viver a próxima Bond girl na nova fase da franquia 007.

Transparência

Governo de MS realiza audiência pública para aprimorar distribuição de gás canalizado

Além da audiência, a Secretaria realiza ainda Consulta Pública sobre o assunto