Ação itinerante de prevenção

Cerca de 150 servidores vestidos de rosa deram o start para a ação itinerante de prevenção da saúde da mulher nas secretarias estaduais. Internacionalmente conhecida como , a campanha que conscientiza homens e mulheres sobre o Câncer de Mama foi lançada na Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) na manhã desta segunda-feira (3).

Atuando há dois anos no Hospital do Cancer Alfredo Abrão, a enfermeira Jackeline Lazorek conduziu a roda de conversa com os servidores e destacou a importância do autoexame mensal. “Há uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) de 57 mil novos casos de câncer de mama para 2016. E desses casos estimados, cerca de 20% dessas pacientes vai a óbito. A prevenção é o melhor caminho para vencer o câncer de mama, e essa prevenção se inicia com o autoexame que deve ser feito mensalmente para que a pessoa possa identificar alguma anormalidade” destacou a palestrante evidenciando que o câncer de mama afeta homens e mulheres.

O Secretário Interino de Administração Édio Viegas destacou a politica de valorização do servidor. “Essa questão de melhorar e cuidar da saúde do servidor é uma politica preventiva da secretaria para todos os servidores estaduais. Além da politica de pessoal o Governo do Estado tem essa preocupação de integrar e valorizar o servidor. E essa é uma discussão importante não só para as mulheres, mas para toda família” pontuou Viegas.

A servidora Silvana Marchini de 53 anos participou da palestra e falou da importância do assunto ser abordado com frequência. “É fundamental que a mulher conheça seu corpo. O câncer de mama é muito grave! Com a frequência do autoexame é possível perceber quando houver alguma alteração. Já tive hiperplasia, mas assim que identifiquei busquei auxilio médico, fiz o tratamento e acompanhamento necessário e graças a Deus não era grave” conta Silvana.

A ação da Coordenadoria de Promoção da Saúde e Valorização do Servidor (Copserv) em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer levará palestras de orientação a 42 instituições do poder executivo estadual durante todo o mês de outubro.