Três perfis o atacam na internet

A Justiça ainda não conseguiu notificar o Facebook Serviços Online do Brasil sobre decisão de retirada dos três perfis falsos usados para atacar o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB). Por isso, a defesa do tucano pediu celeridade, tendo em vista que audiência foi marcada para o dia 8 de agosto às 16h40.

Reinaldo pede celeridade em processo que trata de 'fakes'“Requer, seja deferida a expedição de nova correspondência de citação, bem como requer que referida Carta seja encaminhada com a máxima urgência, de forma a não frustrar a audiência designada por este r. Juízo. Por fim, requer sejam as publicações expedidas exclusivamente em nome do procurador constituído, sob pena de nulidade do ato”.

No dia 17 de junho o juiz Alexandre Corrêa Leite deferiu pedido do governador para a retirada dos perfis, além de autorizar a identificação das pessoas que criaram as páginas, sendo uma no Facebook com o nome de “Mentironaldo Pinoquiobuja” e outras duas no Instagram nomeadas como “Envolvimentos de Azambuja” e “Acorde e saiba a verdade no MS”.

De acordo com a decisão, a Constituição garante a liberdade de pensamento, porém veda o anonimato, como é no caso dos chamados fakes, páginas feitas nas redes sociais sem que o idealizador seja revelado, geralmente utilizadas para atacar alguém, um grupo ou ideia. Em período de campanha eleitoral é comum surgirem vários perfis neste sentido. Por ainda estarem ‘no ar’, o magistrado alega que o conteúdo propagado em massa na internet é de fato ofensivo.