Pular para o conteúdo
Política

Planalto recomenda que Dilma use aviões da FAB apenas para ir a Porto Alegre

Foi levado em consideração que ela não tem agenda oficial
Arquivo -

Foi levado em consideração que ela não tem agenda oficial

A Casa Civil da Presidência da República recomendou que a presidente afastada use os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) somente nos deslocamentos de até , onde mora sua família.

De acordo com parecer elaborado pela pasta a pedido do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, o transporte aéreo de Dilma deve ser concedido levando em conta que ela está afastada das funções presidenciais e não tem agenda oficial como chefe de governo, nem como chefe de Estado.

Conforme o documento, a aeronave da FAB deve destinar-se exclusivamente a Dilma e auxiliares imediatos “previamente apontados”, entre eles um coordenador de segurança e um aéreo. Os demais integrantes da equipe devem pegar voos comerciais, mas terão despesas pagas pela União, “da mesma forma que ocorre com os demais servidores públicos”, informa o parecer. O exame foi feito após consulta do GSI, órgão responsável pela segurança do presidente da República, do vice-presidente e de seus auxiliares.

A Casa Civil informou que o parecer será encaminhado também à Secretaria de Administração da Presidência e está embasada em notificação elaborada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em maio, no dia em que os senadores aprovaram o afastamento de Dilma. Pela notificação, a presidente afastada deve manter as prerrogativas do cargo relativas à residência oficial, segurança pessoal, assistência à saúde, transporte aéreo e terrestre, remuneração e equipe a serviço no gabinete pessoal da Presidência.

O parecer da Casa Civil, aprovado na última quarta-feira (1), recomenda pagamento de remuneração integral com base em pressupostos constitucionais que pregam a irredutibilidade do salário. A Casa Civil entende também que a única residência oficial a que Dilma tem direito e,m um período de 180 dias é o Palácio da Alvorada, como já ocorria antes. O parecer detalha que os deslocamentos terrestres devem ser feitos com cinco veículos e uma ambulância, também como era de praxe.

Nesta sexta-feira (3), durante evento em Porto Alegre, a presidente afastada considerou a decisão “grave” e disse que o objetivo é “proibir” que ela viaje.

“Hoje houve uma decisão dessa Casa Civil ilegítima, provisória e interina. Não sei se vocês sabem, mas eu não posso, como qualquer outra pessoa, pegar um avião. Para eu pegar um avião, tem de ter toda uma segurança atrás de mim”, disse Dilma.

A presidente afastada lembrou que a Constituição garante sua segurança. “É a Constituição que manda. Estamos diante de uma situação que vai ter de ser resolvida. Porque eu vou viajar! Vamos ver como vai ser a minha viagem”, afirmou Dilma, que participou, na capital gaúcha, do lançamento do livro A Resistência contra o Golpe em 2016.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Comissão de transição em Bandeirantes é formada com dez membros

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Motorista bate em carros estacionados e derruba muro no Coophavila

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Fortaleza sai na frente, mas cede empate ao Bahia e adia reação no Campeonato Brasileirão

Últimas Notícias

Mundo

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

As duas rodadas de negociações realizadas em Istambul entre Rússia e Ucrânia não conseguiram avançar para um cessar-fogo

Trânsito

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Carro de condutor ainda destruiu muro de residência

Esportes

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Na próxima rodada, o Santos recebe o Internacional em busca da recuperação

Emprego e Concurso

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Aulas serão virtuais, de segunda a sexta-feira