Vários políticos de Mato Grosso do Sul participaram do ato com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em . Prefeita, deputados federais, estaduais e ex-vereadores estavam na manifestação que aconteceu na Avenida Paulista, na tarde deste domingo (26).

Apoiadores do ex-presidente, entre eles, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), os deputados federais Marcos Pollon (PL), Rodolfo Nogueira (PL), o estadual João Henrique Catan (PL), Lídio Lopes (PRD), Coronel David (PL). Também participou do ato o ex-deputado estadual Rafael Tavares (PRTB) e o ex-vereador Paulo Lands (PRD).

O candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, nas eleições de 2022, usou as redes sociais para comentar sobre a manifestação, mas não se filmou no evento.

Adriane compartilhou nas redes sociais que viajou até São Paulo para o ato. Em foto no aeroporto de Campo Grande, a prefeita fez convite para apoiadores.

“Quero te convidar hoje, a usar verde ou amarelo onde você for, em sinal de apoio à manifestação democrática que nós vamos acompanhar”, disse antes do evento.

O ex-deputado estadual e candidato ao governo de Mato Grosso do Sul – que chegou a ter pedido de voto feito por Bolsonaro em debate televisivo nas eleições do ano passado -, Renan Contar (PRTB) foi acionado pela reportagem, mas não respondeu se compareceu ao evento. O espaço segue aberto para manifestação.

Ato

A manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para este domingo, 25, na Avenida Paulista, em São Paulo, reuniu 600 mil pessoas em uma das vias mais importantes da capital paulista, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

O número de presentes ultrapassou o registrado em atos anteriores promovidos pelo ex-mandatário no mesmo local, porém não superou a quantidade de pessoas que foram à avenida durante a campanha pelo impeachment de (PT) em 2015.

De acordo com a estimativa da SSP na época, 1,4 milhão de pessoas estiveram na Paulista protestando contra a então presidente Dilma Rousseff em março de 2015. Até hoje, esse é considerado o maior protesto registrado na avenida. Por outro lado, a manifestação bolsonarista deste domingo superou os atos de 7 de Setembro de 2021 e 2022, quando 50,4 mil e 125 mil, respectivamente, foram à Paulista em favor de Bolsonaro, segundo a Secretaria.

Divergências

Ainda segundo dados da SSP, o público total da manifestação deste domingo chegou a 750 mil, considerando não só os presentes na Paulista como também os manifestantes nas ruas adjacentes. As estimativas realizadas pela Secretaria, porém, divergem de levantamentos feitos por outras entidades. O Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, apurou que o público para o pico da manifestação, às 15 horas, foi de 185 mil pessoas.

Considerando os dados do monitor da USP, o ato bolsonaristas reuniu mais pessoas do que a manifestação em celebração a vitória de Luiz Inácio da Silva na eleição de 2022. Em outubro daquele ano, 58,2 mil pessoas se reuniram na Paulista para comemorar a eleição do petista.

Para chegar nesse número, o monitor da USP tirou 43 fotos entre 15h e 17h. Onze fotos foram selecionadas de forma a cobrir a extensão da manifestação na Paulista, sem sobreposição. Cada uma das fotos foi repartida em oito pedaços. Em cada parte, foi aplicada uma implementação do método Point to Point Network (P2PNet)1 que identifica cabeças e estima a quantidade de pessoas em uma imagem. O método tem precisão de 72,9% e acurácia de 69,5% na identificação de cada indivíduo.