Agora ele irá se encontrar com a presidente do STF

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), continua em Brasília nesta quarta-feira (5). Após ter se reunido com o presidente Michel Temer (PMDB), juntamente com outros chefes de executivos estaduais, ele irá se reunir com a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia.

A pauta prevista é para que seja dado continuidade a conversa sobre a revisão do pacto federativo, com o objetivo de diminuir o peso das responsabilidades do Governo Federal sobre os estados. Nas reuniões realizadas nessa terça-feira no Congresso, os principais assuntos foram o refinanciamento da dívida na forma como foi feita pelo Planalto com São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul; e compensação de perdas com a desoneração de produtos agrícolas destinados à exportação.

Segundo o governador, via assessoria de imprensa, em relação ao repasse dos recursos arrecadados com as multas de valores repatriados, o Congresso deve votar até novembro a matéria que trata do assunto. Reinaldo disse que ainda não há estimativa de valor que caberia a Mato Grosso do Sul, mas se for adotado o critério de distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE), “é muito difícil quantificar, mas não será um valor muito grande”. No entanto, lembra que “nessa fase de quebra de receita, qualquer recurso extra ajuda no cumprimento das metas e equilíbrio fiscal”.