A expectativa é que ele inicie a articulação política no Planalto a partir desta segunda

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi escalado pela presidente Dilma Roussef (PT) para exercer informalmente um posto no governo. A informação é do jornal Folha de São Paulo. A expectativa é que ele inicie a articulação política no Planalto a partir desta segunda-feira (21).

Seu trabalho inicial é de tentar impedir o rompimento do PMDB com o governo federal e deve desembarcar em Brasília nesta data. Está marcada para o próximo dia 29, uma reunião da cúpula peemedebista para discutir sobre o tema e tomar uma decisão.Lula atuará informalmente como ministro após suspensão de posse

Ainda de acordo com a Folha de São Paulo, Lula pretende se reunir ainda nesta semana, com o vice-presidente Michel Temer (PMDB), assim como o presidente do Senado, Renan Calheiros, também do PMDB.

Na última sexta-feira, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, suspendeu a posse de Lula em caráter liminar, com a alegação de que o ato pode configurar “uma fraude à Constituição”. Ele se referiu a indícios de que a presidente Dilma teria indicado Lula para ser ministro com o objetivo de transferir as investigações que envolvem ele para o Supremo e não mais pelo juiz Sérgio Moro.