De atestado desde o dia 28 de junho

A gerente Técnica do Setor de Imunizações da (Secretaria Municipal de Saúde) Cassia Tiemi Kanaoka, que seria ouvida pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Vacinas nesta sexta-feira (08) alegou problemas de saúde e não compareceu à oitiva.

O secretário da Sesau, Ivandro Fonseca, enviou um ofício informando que a servidora está de atestado desde o dia 28 de junho. De acordo com o laudo psiquiátrico, Kanaoka é vítima de um “quadro de reação aguda ao estresse, ansiedade e insônia”, já que sua “vida profissional é atribulada e afeta sua saúde”. Seu quadro requer afastamento por 60 dias, ainda segundo o documento.

 O relator do CPI, vereador Lívio (PSDB), que é médico, apontou uma irregularidade no laudo: segundo ele, está em desacordo com a resoluções do CFM (Conselho Federal de Medicina), já que afastamento superior há 15 dias não deve ser feito pelo médico assistente, mas pelo mérito perito que faz o exame.

 “O prazo solicitado coincide com o fim da CPI. Se ela não for ouvida, estaremos com o prazo da CPI vencido. Na véspera da oitiva, você recebe um comunicado como esse?”, questionou o vereador Alex do PT, presidente da CPI. “Tanto a Comissão, como a Prefeitura, quer contribuir. Mas não é o que estou vendo por parte do secretário. É uma tentativa clara de obstrução a CPI”, disse o vereador Chiquinho Telles.

 Posteriormente, os vereadores aprovaram um requerimento solicitando o laudo junto ao órgão pericial. O documento será encaminhado para análise do CRM (Conselho Regional de Medicina).

 A CPI também solicitou à Sesau CPF e RG da servidora Patrícia Mecatti Domingues, supervisora geral da Coordenadoria de Atenção Especializada da Diretoria de Assistência Social da pasta.

De acordo com a assessoria da Câmara, a ausência comprometeu também o depoimento da gerente da Unidade Básica de Saúde Dr. Astrogildo Carmona (UBS Vila Carlota), Léia Cristina Oliveira de Souza, que também seria ouvida hoje.