Ministros eram de Minas e Energia e de Secretaria de Portos

A presidente Dilma Rousseff (PT) exonerou nesta sexta-feira (22) os ministros de Minas e Energia, Eduardo Braga, e da Secretaria de Portos, Helder Baralho. Ambos são do PMDB. Informações constam na edição de hoje do Diário Oficial da União. Assumirão em seus lugares, respectivamente, os ministros Antônio Martins de Almeida e Maurício Muniz Barreto de Carvalho.

Também foram publicadas as posses dos ministérios de Turismo, onde assume Alessandro Teixeira, e de Cidades, onde entrará Inês da Silva Magalhães. Os dois ocupam os lugares de Henrique Eduardo Alves (PMDB) e de Gilberto Kassab (PSD), respectivamente.

Braga e Baralho tinham decidido entregar os cargos depois da aprovação do PMDB, no mês passado, depois de romper com o governo Dilma. Outros nomes do partido que deixaram ministérios foram Mauro Lopes (Aviação Civil) e Celso Pansera (Ciência e Tecnologia e Inovação).

Do PMDB, apenas Kátia Abreu, ministra da Agricultura, e Marcelo Castro, ministro da Saúde, permanecem ocupando cargos em ministérios. O partido tinha sete vagas dos 32 ministérios até antes da debandada da legenda do governo.