Ele deveria depor hoje
O relatório final sobre o processo que pode cassar o mandato do senador Delcídio do Amaral (sem partido) será entregue na próxima terça-feira (3). A comissão de ética tentou ouvi-lo pela última vez nesta tarde, porém ele faltou pela 4ª vez. Na semana passada o colegiado já havia avisado que esta seria a última tentativa.
“Quatro vezes já foi dada a oportunidade de ele vir aqui e ele não veio para fazer o depoimento. Ele quer é ganhar prazo e protelar a oitiva dele levando esse Conselho no deboche e isso não pode acontecer”, disse o senador Otto Alencar (PSD-BA) que faz parte da pasta.
De qualquer forma, segundo o presidente da comissão, João Alberto Souza (PMDB-MA), o ex-petista poderá apresentar defesa por escrito até esta sexta-feira (29). O relator do caso, Telmário Mota (PDT-RR) adiantou que não pedirá o arquivamento do processo, porém não revelou qual será a pena proposta por ele.
De acordo com a Resolução 20/1993, que institui o Código de Ética e Decoro Parlamentar, as punições vão de advertência, censura, perda temporária do exercício do mandato e perda do mandato. Caso o relatório seja aprovado o texto será analisado na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania). (Com informações da Agência Senado).