Assomasul estima em R$ 100 milhões prejuízo por conta da chuva em MS

Valor ainda não contabiliza todos os estragos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Valor ainda não contabiliza todos os estragos

A lista de municípios em estado de emergência por conta da chuva já tem 28 nomes e deve chegar a 30, segundo o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), prefeito de Nova Alvorada do Sul Juvenal Neto (PSDB). O tucano relata que nunca viu situação como esta no Estado e os prejuízos já somam R$ 100 milhões, sem contabilizar perdas como safras e lavouras perdidas. 

Segundo a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado) as chuvas já comprometeram 1,37 milhão de hectares de soja, o que corresponde a 56,7% do total de 2,4 milhões de hectares plantados para safra de 2015/2016.

“Estragos nesta proporção sim é a primeira vez que vejo”, disse lamentando-se que justamente em ano de crise econômica e política as cidades padecem ainda mais com fenômenos naturais. Ele explica que os governos Federal e Estadual são os responsáveis por por ressarcirem as gestões atingidas.

A União com repasse de verbas e o Estado com reparos dos estragos na infraestrutura, por exemplo. Cabe à Assomasul, neste caso, dar suporte técnico aos prefeitos e secretários. Uma equipe da associação acompanha junto a integrantes da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) todas as consequências trazidas pelas chuvas.

“Não temos verba, mas estamos acompanhando, fazendo levantamentos, tudo de perto para auxiliar os municípios”, contou. No momento o sentimento do gestores, segundo ele, é um só: desespero. “Eles não sabem como vão fazer esses reparos, têm muita dificuldade e são serviços grandes. A perspectiva é de que os repasses federais como um todo sejam menores do que em 2015”.

Municípios que já declararam situação de emergência: Japorã, Campo Grande, Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti, Laguna Carapã, Guia Lopes da Laguna, Batayporã, Taquarussu, Tacuru, Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Sete Quedas, , Caracol, Caarapó, Juti, Novo Horizonte do Sul, Eldorado, Deodápolis, Bela Vista, Fátima do Sul, Jardim, Mundo Novo, Vicentina e Paranhos.

Conteúdos relacionados