Pular para o conteúdo
Política

Vice-governadora lamenta rejeição da Câmara de cotas para mulheres no Legislativo

O texto previa uma reserva de vagas para mulheres
Arquivo -

O texto previa uma reserva de vagas para mulheres

A vice-governadora (PSDB), lamentou a votação do Plenário da Câmara dos Deputados, que rejeitou nesta terça-feira (16) emenda apresentada pela bancada feminina à reforma política (PEC 182/07, do Senado) que garantia um percentual de vagas no Legislativo para as mulheres. Do total, 293 votos foram a favor do texto, porém  o mínimo necessário era de 308. Houve 101 votos contrários e 53 abstenções.

“Eu lamento, quem perde com isso é a sociedade, pois a capacidade da mulher, a sensibilidade da mulher dentro dos interesses da população através da representação no poder público. O cargo com um mandato é fundamental, para gente poder buscar a questão do combate a injustiça desigualdade”. 

O texto previa uma espécie de reserva de vagas para as mulheres nas próximas três legislaturas. Na primeira delas, de 10% do total de cadeiras na Câmara dos Deputados, nas assembleias legislativas estaduais, nas câmaras de vereadores e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Na segunda legislatura, o percentual subiria para 12% e, na terceira, para 15%. As vagas deveriam ser preenchidas pelo sistema proporcional. Se a cota não fosse preenchida, seria aplicado o princípio majoritário para as vagas remanescentes.

“A mulher hoje sendo maioria, inclusive no país, precisava ter uma representatividade maior dentro das câmaras federais, assembleias legislativas, câmaras municipais, cargos executivos, quem perde acima de tudo é a sociedade, precisamos avançar muito, a ao mesmo tempo aumenta a responsabilidade das mulheres que já chegaram em um cargo eletivo. Pois tem de desempenhar um bom trabalho, sério dando um bom resultado para que essa realidade venha a mudar”, disse.

 

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bahia perde para Atlético Nacional e se complica na Libertadores

Motociclista é reanimado por socorristas após acidente entre moto e ônibus

Justiça autoriza exumação em caso de investigação de paternidade em Terenos

Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Traficante perde controle de carro e vai parar nas margens da BR-060 com 1,3 tonelada de maconha

Últimas Notícias

Brasil

Receita lança painel interativo de benefícios fiscais a empresas

Os dados são baseados nas informações prestadas pelas próprias empresas

Polícia

Após perseguição na Nova Campo Grande, polícia apreende 141 kg de cocaína

Após tentativa de fuga de um motorista

Brasil

PF desarticula quadrilha especializada na produção de droga sintética

Capacidade para fabricação de mais de 4,2 milhões de comprimidos

Polícia

Desaparecido há 4 dias em MS, familiares continuam com buscas

Desapareceu em Ribas do Rio Pardo