Repórter foi constrangida por membro da equipe de Bernal

Já imaginou se, a partir de agora, todas as reportagens sobre o prefeito de , (PP), fossem publicadas com imagens como a que ilustra este texto? Pois é isso que leitores do Jornal Midiamax entendem ser o procedimento a ser adotado, após episódio entre a repórter fotográfica Marithê Lopes e o superintendente de Comunicação da Prefeitura, Djalma Machado Jardim Neto, na sexta-feira (6).

Depois de o assessor constranger a repórter, obrigando-a a mostrar material fotográfico produzido durante agenda pública, uma espécie de censura prévia, o Jornal Midiamax lançou enquete aos leitores perguntando o que os jornais deveriam fazer. A mais votada entre seis alternativas foi: “substituir as fotos por um boneco”.

Levando em conta a opinião dos leitores, fizemos uma montagem a partir de caricatura de Bernal feita pelo chargista do Jornal Midiamax, Milton César. Colocamos a ilustração sobre uma imagem real do prefeito.

Imagem original, sem o 'boneco' do prefeito (Arquivo)Será que assim o assessor do prefeito aprova? O prefeito se comprometeu a tomar providências e chamar a atenção, além de Djalma, de toda a equipe de comunicação da Prefeitura.

A opção “substituir as fotos por um boneco” foi a escolhida por 37% dos participantes da enquete. Para 35%, a solução seria dar tratamento digital às imagens do prefeito para evitar fotos que seu assessor pudesse considerar feias.

Já 14% dos participantes opinaram que os jornais deveriam não mais publicar fotos de Bernal. Há 11% dizendo que as imagens devem ser mostradas, a despeito do desgosto do assessor.

A possibilidade de submeter a produção fotográfica à aprovação do assessor foi rechaçada pelos leitores. Apenas 2% opinaram neste sentido.