Governo do Estado quer desassorear o Rio Paraguai entre Porto Murtinho e Concepcion

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) está no Paraguai para cumprir uma agenda institucional. Nesta quinta-feira (26) ele foi recebido pelo presidente do país vizinho, Horacio Cartes, e discutiram questões de integração, desenvolvimento, relação comercial e defesa sanitária.

“É de fundamental importância que o Estado do Mato Grosso do Sul e o Paraguai tenham uma política clara de defesa sanitária, visando a proteção de seus rebanhos, bem como estabelecer relações comerciais, especialmente no setor de bovinos, através de corredores sanitários”, disse Reinaldo, recebido na residência oficial do presidente paraguaio.

Questões de infraestrutura, logística e transportes também constaram na pauta do encontro. O tucano tratou da construção da ponte sobre o Rio Apa, que ligará o município de Porto Murtinho ao país vizinho, e também de serviços de desassoreamento do Rio Paraguai na cidade sul-mato-grossense até a paraguaia Concepcion.

A intenção do governo é dar rapidez ao transporte de barcaça na bacia do Rio Paraguai, propiciando aumento nas importações e exportações. Os dois governos também querem eliminar as restrições do governo argentino às operações do rio que acontecem em seu território.

Azambuja apresentou ao colega paraguaio o Programa Fomentar Fronteiras, um projeto integrado de desenvolvimento empresarial na região de fronteiras com indústrias complementares.

Por iniciativa brasileira, o governo tucano propôs a assinatura de um termo de cooperação entre sul-mato-grossenses e paraguaios, com definição de critérios para comercialização de produtos de origem no país vizinho em nosso território.

Além de Cartes, Reinaldo também se reuniu com o ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite. Na comitiva do tucano também estão os secretários de governo, Eduardo Riedel, de meio ambiente e desenvolvimento econômico, Jaime Verruck, o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sergio Longen, a diretora de Operações do Sebrae/MS, Maristela França, e o conselheiro Luiz Cláudio Sabedotti Fornari.