Projeto obriga Detran-MS a notificar expiração do prazo de validade da CNH

Medida servirá para condutor se programar para renovação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Medida servirá para condutor se programar para renovação

Um projeto apresentado na Assembleia Legislativa prevê que o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) informe ao condutor a data de expiração da validade de sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Se aprovada, a proposta prevê que a autarquia envie, via correio, a comunicação de que a data de validade do condutor está para expirar, com 60 dias de antecedência.  

Além disso, o Detran deve informar também o procedimento de renovação, eventuais taxas a serem cobradas e sanções aplicadas aos condutores que trafegam com a carteira vencida.

De acordo com o projeto, a informação prévia garante ao cidadão a possibilidade de se preparar para os procedimentos necessários para renovação.

O projeto também leva em conta o princípio da publicidade dos atos administrativos e ao princípio da legalidade, detalha a justificativa da matéria.

O projeto foi apresentado pelo deputado estadual Lídio Lopes (PEN) nesta semana e deve ser distribuído na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) na próxima terça-feira (16).

Divulgação

Também foi apresentado um projeto que obriga a divulgação do número de telefone do órgão responsável pela manutenção da iluminação pública nas faturas de energia elétrica.

A proposta, segundo o autor, deputado estadual Barbosinha (PSB), leva em consideração que o consumidor paga taxa de manutenção e, por isso, tem direito de manter contato com o órgão, em caso de haver algum problema ou necessidade de reparos.

Conteúdos relacionados