Pular para o conteúdo
Política

Oposição precisa de 11 e Olarte de apenas 2 para enterrar processante

Requerimento deve ser votado e arquivado na quinta
Arquivo -

Requerimento deve ser votado e arquivado na quinta

 

Os vereadores devem votar nesta semana, após quase dois meses, o pedido de abertura de contra o prefeito (PP).  A previsão é de que o pedido seja votado na próxima quinta-feira (9), quando completará 50 dias de tramitação na Câmara.

A oposição esperava pela redução dos votos para ter mais chances de emplacar a comissão. No entendimento deles, a redução poderia definir voto de indecisos, que também votariam a favor da abertura da processante. Porém, com 20 votos, até a oposição reconhece que será difícil emplacar.

A vereadora Thais Helena (PT) entende que interesses partidários, principalmente de pré-candidatos a prefeito, podem atrapalhar a processante. Na avaliação dela e da oposição, estes pré-candidatos entendem que o melhor caminho é deixar Olarte terminar o mandato, visto que na avaliação deles, não será adversário para a próxima eleição.

A oposição precisa de 20 votos e o prefeito de apenas 10, o que o coloca em uma situação bem mais confortável. Se for contar apenas os vereadores que têm cargos na prefeitura, ele já está bem perto de fechar esta fatura: Edil Albuquerque (PMDB), Paulo Siufi (PMDB), Airton Saraiva (DEM), Delei Pinheiro (PSD), Coringa (PSD) e João Rocha (PSDB). O grupo, de seis vereadores, soma-se a Dr. Loester (PMDB), que só está na Câmara graças a Olarte, que convocou Jamal para Secretaria de Saúde, e Magali Picarelli (PMDB), que sempre vota com o prefeito na Câmara.

Com oito votos, Olarte precisa contar com apenas dois votos dos vários outros que se consideram da base: Herculano Borges (SD), Edson Shimabukuro (PTB), Flávio Cesar (PTdoB), Otávio Trad (PTdoB), Carlão (PSB), Francisco Saci (PRTB), Vanderlei Cabeludo (PMDB), Betinho (PRB) e Gilmar da Cruz (PRB).

Já a oposição conta com o voto de Paulo Pedra (PDT), Cazuza (PP), José Chadid (sem partido), Carla Stephanini (PMDB), Eduardo Romero (PTdoB), Ayrton do PT e dos três suplentes que também votarão: Aldo Donizete (PPS), Roberto Durães (PT) e Élbio Santos (PT). Nesta conta, Olarte tem oito e a oposição nove, mas com uma diferença gritante. O prefeito precisa de apenas mais 2 e a oposição de 11 dos 12 indefinidos.

O pedido foi enrolado por vários questionamentos em relação votação, que não devem dar em nada. A oposição queria a redução do número de votos necessários, de 20 para 15, mas os vereadores devem manter o quorum máximo, dificultando a possibilidade de abertura. A expectativa é de que a CCJ dê parecer sobre o quórum nesta segunda e os suplentes sejam convocados para votação na quinta (9).

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é preso arremessando drogas e celulares em presídio de Campo Grande

Ao ajudar oficial de Justiça, Polícia Militar encontra mais de 600kg de droga no Jardim Tarumã

Os 10 jogos mais vendidos do Nintendo Switch na história

Alckmin vai liderar grupo com empresários contra tarifa de Trump

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Hospital identificou negligência 2 dias antes de bebê estuprada pelo pai morrer em MS

Fazendeiro de MS alega legítima defesa ao matar vizinho e é liberado 2h após depoimento

Motociclista sofre traumatismo craniano ao bater em saveiro na cidade de Três Lagoas

Últimas Notícias

Polícia

Foragido por roubo é preso durante fiscalização em comércios de Campo Grande

Homem foi detido e levado para a Cepol

Polícia

Homem é socorrido após ser esfaqueado em diversas partes do corpo

Poucos antes do crime, vítima e autor fizeram compras em uma mesma conveniência

Cotidiano

Semana termina com tempo estável e temperaturas que podem chegar a 33°C em MS

Variações de temperatruras podem ultrapassar diferença de 20°C entre mínimas e máximas registradas neste sábado

Esportes

Equador arranca empate com Uruguai na abertura da Copa América

Resultado deixa equipes na liderança do Grupo A da competição