Governo publica decreto de situação de emergência em 14 municípios

Cidades da região Sul foram atingidas pela chuva

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Cidades da região Sul foram atingidas pela chuva

O governo estadual publicou, nesta sexta-feira (4), decreto de situação de emergência de 14 municípios de Mato Grosso do Sul afetados pelas recentes chuvas. Nesta semana, o Executivo Estadual se reuniu com os prefeitos das cidades atingidas, quando se levantou a possibilidade de o Estado decretar a situação de emergência.

Agora, o governo estadual terá 10 dias para entregar à Secretaria Nacional de Defesa Civil um requerimento pedindo o reconhecimento federal da situação de emergência. Neste requerimento, o Estado informa o valor referente à soma total dos prejuízos.

São os municípios de Tacuru, Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Juti, Novo Horizonte do Sul, Japorã e Eldorado. Além de pontes, diversas rodovias, galerias e dutos foram destruídos ou danificados parcialmente.

De acordo com o decreto, diversos danos públicos e privados foram registrados, “com prejuízo incalculável até o momento, uma vez que, ainda não está quantificado o número de pessoas”. O decreto de situação de emergência vale por 180 dias. Com o decreto, além da mobilização dos órgãos estaduais que são autorizados a somar esforços no restabelecimento dos serviços essenciais, as cidades poderão receber recurso oriundo do Governo Federal para reconstrução de áreas atingidas.

Ainda segundo a publicação, conforme legislação, ficam dispensadas, neste caso, licitação dos contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários de desastres. 

Há informações da Defesa Civil Estadual de que são 43 pontes destruídas e 24 pontes danificadas no Estado, entre estaduais e municipais. Também há 11 rodovias estaduais e 13 municipais danificadas e uma estadual e 4 municipais destruídas.

Conteúdos relacionados