Governo aguarda para julho posicionamento sobre demarcação das terras indígenas
Impasse ocorre desde maio de 2013
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Impasse ocorre desde maio de 2013
O Governo do Estado espera até julho por posicionamento oficial do Ministério da Justiça em relação à demarcação das terras indígenas em Mato Grosso do Sul. Segundo o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na última vez em que esteve em Brasília, no dia 09 deste mês, o titular da pasta, José Eduardo Cardozo, se comprometeu em respaldá-lo dentro de 30 dias. Ao que tudo indica, haverá a tão aguardada desapropriação das áreas.
“Pelo que ele me disse provavelmente vão fazer a desapropriação. Se o Governo Federal desapropriar, vai ter que indenizar, deve ser esse o encaminhamento, pelo menos foi o que disse o ministro, que faria uma análise sobre a possibilidade de desapropriação das terras para a União”, explicou o chefe do Executivo. O impasse se estende desde 2013, quando índios ocuparam fazendas localizadas nas mediações de Sidrolândia, 70 km de Campo Grande.
Ao todo 26 fazendeiros tiveram as propriedades invadidas, sendo que sete deles acionou a Justiça Federal esta semana em busca de indenização. O grupo pede o valor das fazendas com acréscimo de 1% ao mês desde que houve a ocupação em maio de 2013, resultando em multa de R$ 500 mil mensais. Segundo o advogado, Newley Amarilha, a tendência é que o restante dos ruralistas tome a mesma atitude. Ele criticou a morosidade da Justiça e ressaltou que o montante a ser pago sairá do bolso da própria população, enquanto setores como educação, saúde e segurança necessitam de mais investimentos.
Pouco depois do conflito entre ruralistas e indígenas uma comissão foi montada com representantes dos dois lados, além de integrantes ligados ao Poder Público. O intuito era analisar o valor das terras e chegar a um consenso. A única proposta feita foi no valor de R$ 78 milhões, porém não houve acordo. Segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio) Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do País, somando mais de 70 mil pessoas de várias etnias.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.