Política

Dilma anuncia corte entre oito e dez ministérios nesta sexta-feira

Pronunciamento começa às 9h30

Evelin Cáceres Publicado em 02/10/2015, às 12h35

None
dilma.jpg

Pronunciamento começa às 9h30

A presidente Dilma Rousseff vai anunciar mudanças nos ministérios nesta sexta-feira (2).  Oficialmente, a informação é de que dez ministérios serão cortados, mas nos bastidores a decisão da presidente seria de poupar dois deles, diminuindo os cortes para oito.

Segundo o blogueiro Fernando Rodrigues, do Uol, Dilma terá 31 pastas com status de ministério, compensados na eliminação de outros 3 mil cargos. O PMDB, que tinha seis, agora passaria a ter 7 dos ministérios.

O partido da presidente perdeu três pastas e reclama da reforma. Seguindo conselhos de assessores, a própria presidente fará o anúncio. Desde a semana passada, ela tem conversado com lideranças de partidos da sua coalizão, em especial com o PMDB, com o intuito de receber e avaliar indicações para a nova equipe.

Nos últimos dias, foram anunciadas as exonerações dos ministros da Saúde, Arthur Chioro, e da Educação, Renato Janine Ribeiro. Na tarde de desta quinta-feira (1º), Dilma conversou por mais de três horas, no Palácio da Alvorada, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e lideranças petistas, na tentativa de fechar os detalhes das trocas que pretende fazer na equipe.

Pela manhã, ela se reuniu, no Palácio do Planalto, com o vice-presidente da República, Michel Temer, que é presidente nacional do PMDB.

Jornal Midiamax