Reunião foi a primeira desde a recondução de Bernal

Parcerias já existentes entre o governo do Estado e a Prefeitura de Campo Grande serão mantidas, além do estabelecimento de novos projetos em conjunto, disse o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), que se reuniu com o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), na manhã desta sexta-feira (28), na governadoria.

Azambuja ressaltou a continuidade do Hospital do Trauma – que tem a previsão de conclusão até o fim de 2016, com investimentos de R$ 3 milhões só do governo –, Hospital do Câncer, parceria para reforma de vias públicas e duplicação da Avenida Euler de Azevedo, na Capital,.

Ainda segundo o governador, a partir de agora Bernal vai fazer o levantamento de quais são as prioridades para que Executivo Estadual e Municipal possam tocar juntos. “É importante estabelecer uma parceria e canal aberto entre o governo e a Prefeitura”, disse.

Bernal, por sua vez, voltou a dizer que Campo Grande ‘está quebrada’ e precisa de parceria com o governo estadual. Recém-empossado, após recondução ao cargo na terça-feira (25), o prefeito já deve negociar com as categorias dos professores e médicos, que paralisaram as respectivas atividades em cobrança de reajustes salariais.

Parcerias

O governador ainda ressaltou possibilidade de parceria entre a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com a Guarda Municipal, subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Pública.  Apesar de a Santa Casa ser gestão plena do Executivo Municipal, Azambuja afirmou que novos recursos estaduais podem ser aportados, a partir da ampliação dos serviços na instituição de saúde.

Sobre o Hospital do Câncer, Reinaldo relembrou que o governo investiu R$ 1,2 milhões, na construção de dois pavimentos e garantiu que emendas parlamentares vão proporcionar mais recursos. “Depois a Prefeitura terá de manter o hospital e os equipamentos”. O governador também convidou Bernal para conhecer a Caravana da Saúde, que visitará Nova Andranina no domingo (30).