Pular para o conteúdo
Política

Bernal mantém guerra com vereadores e veta quatro projetos da oposição

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), não dá nenhuma trégua com o Legislativo e veta quatro projetos de lei de vereadores da oposição, conforme publicado no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), desta quarta-feira (15). O projeto de Llei de autoria do vereado Elizeu Dionizio (SDD), foi vetado por “não se sustenta pelos […]
Arquivo -

O prefeito de , (PP), não dá nenhuma trégua com o Legislativo e veta quatro projetos de lei de vereadores da oposição, conforme publicado no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), desta quarta-feira (15).

O projeto de Llei de autoria do vereado Elizeu Dionizio (SDD), foi vetado por “não se sustenta pelos crivos de viabilidade técnica”. Ainda segundo o veto, “nossa capital não é dividida em regiões administrativas denominadas subprefeituras, sendo essa estrutura político-administrativa desconhecida”.

O projeto determina que o “poder público, sem prejuízo das demais formas de publicidade levará ao conhecimento do munícipe, anualmente, os equipamentos e serviços públicos disponíveis no entorno de seu imóvel, através de anexo à notificação de lançamento ou isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU)”.

Outro projeto vetado, também de Elizeu com texto substitutivo do Carlão (PSB), autorizava o Executivo, mediante anistia, a regularização de edificações clandestinas ou irregulares, cuja execução esteja em desacordo com o Código de Obras.

Mas o prefeito justificou o vento alegando que “ao traçar atribuições a serem desenvolvidas por Secretaria da Administração, com interferência direta na estrutura, o projeto institui uma política governamental que só pode ser desencadeada, privativamente, pelo Chefe do Poder Executivo, sob pena de se ferir o princípio da independência entre os Poderes”.

O terceiro projeto vetado, dos vereadores Elizeu e Professora Rose (PSB), determinava a regulamentação do transporte escolar urbano e rural. Se aprovado, os prestadores de serviço deveriam pedir permissão e autorização de acordo com as exigências dos órgãos públicos municipais, além do cadastramento de prestadores, a emissão do alvará, e autorização de tráfego junto à Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).

No entanto, Bernal alega que o Município não pode usurpar a esfera de competência da União ao legislar sobre transporte escolar urbano e rural. “Tal matéria não pode ser classificada como assunto de competência municipal nos termos dos preceitos insculpidos na Constituição da República”, justifica

Por fim, um projeto de Ediola Albuquerque (PMDB) sobre o funcionamento das escolas municipais durante as férias escolares em janeiro e julho também foi barrado por Bernal. Para a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o período de férias escolares é fundamental, seja para estimular a convivência familiar da criança, seja para viabilizar a adequada organização pedagógica e curricular dos Centros de Educação Infantil (Ceinfs).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Últimas Notícias

Charge

Presentes!

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo