O prefeito disse que já concluiu a sindicância administrativa aberta, em março deste ano, para apurar irregularidades na frota do Samu e vai apresentá-la detalhadamente em breve. Bernal ainda informou que vai disponibilizá-la para a Câmara e ao Ministério Público Estadual.

O serviço funciona 24 horas por dia, com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem a população. Porém, no início do ano, o Samu enfrentava dificuldades devido à falta de viaturas. Das 22 ambulâncias, apenas seis estavam funcionando. Quatro estão em conserto na oficina e as demais sucateadas, segundo o prefeito Alcides Bernal.

“No início do ano, encontramos inúmeras viaturas sucateadas e abandonadas nas oficinas sem conserto há mais de um ano. Os veículos eram para estar a serviço da população”, acrescentou.

Bernal anunciou que durante sua gestão não quer ver nenhum serviço de atendimento às pessoas de forma sucateada, e disse que hoje, o Samu já está com 17 viaturas, somando essas duas entregues hoje, cedidas pelo Ministério da Saúde, que vai atender o distrito de Anhanduí e Campo Grande.

O coordenador-geral do Samu, Luis Antonio Moreira, disse que agora o Samu está em processo de qualificação e se expandindo para outros municípios do Estado. “Além de Campo Grande, temos unidades em Ribas do Rio Pardo, Terenos e Sidrolândia. Muito em breve o serviço do Samu deve ser regionalizado”, disse.

O Samu conta com cerca de 250 profissionais o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência -192) e comemora hoje 8 anos de atuação em Campo Grande sendo referência no atendimento de urgência. São mais de 120 atendimentos por dia, ou seja, mais de 400 km rodados.