Em sua primeira agenda pública depois do primeiro turno, o presidenciável tucano José Serra afirmou acreditar que conseguirá formar uma maioria no Congresso, caso seja eleito. “Estou plenamente confiante de que, se vencedor, terei uma boa maioria para governar o Brasil”. A declaração foi dada em visita a obras da avenida Jacu Pêssego, que ligará a região do ABC paulista ao Rodoanel.

O candidato minimizou o fato de a base aliada do governo Lula ter alcançado a maioria entre os eleitos para a Câmara dos Deputados e também para o Senado. “Isso daí, no Brasil, nunca é assim. Você tem gente dos partidos que têm mais identidade com projetos nossos”, afirmou. Como exemplo, ele citou o PMDB.

Serra afirmou que, quando foi prefeito de São Paulo, conseguiu aprovar projetos importantes mesmo quando teve minoria. Serra disse também que conseguiu aprovar o projeto dos remédios genéricos no Congresso quando ele foi ministro da Saúde no governo Fernando Henrique Cardoso. E que vai construir uma maioria sem fazer troca-troca. “Sempre tive maioria política para governar, no nosso estilo, sem troca-troca, sem loteamento, com a corrupção deixada de lado”, afirmou.