Pular para o conteúdo
Política

Assembleia Legislativa aprova Lei da Pesca; deputados do PT e do PR vão à Justiça

Pressionados por pescadores que lotaram hoje o plenário da Assembleia, maioria dos parlamentares concordou com o projeto do governo estadual
Arquivo -

Pressionados por pescadores que lotaram hoje o plenário da Assembleia, maioria dos parlamentares concordou com o projeto do governo estadual

Por nove votos a quatro os deputados estaduais aprovaram, nesta manhã, em segunda votação, a Lei da Pesca, de autoria do governo do Estado, projeto que vai regulamentar a atividade nos rios estaduais a partir de agora. Três deputados da bancada petista e o presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, o deputado Paulo Correa, do PR, votaram contra. Corrêa e o petista Paulo Duarte prometem ir à Justiça contra a proposta.

A Lei da Pesca é debatida pelos deputados desde o ano passado. Os contrários a proposta acham que a pesca comercial pode provocar um desequilíbrio na população dos peixes.

A sessão foi tumultuada. Ao menos 250 pescadores que vieram de diversas partes do Estado, foram ao plenário e pressionaram pela aprovação do projeto. Com a votação de hoje, o projeto será posto em prática a partir da assinatura do governador André Puccinelli (PMDB).

O projeto que já tinha passado no ano passado pelo plenário voltou hoje para a apreciação do parecer da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira, presidida pelo deputado Márcio Fernandes (PTdoB) que, aliás, foi o relator da proposta e, em seguida, a votação final.

A proposta que foi aprovada com 23 emendas apresentadas pelos deputados é considerada mais restritiva do que a legislação federal sobre a questão de petrechos, só liberando 10 anzóis de galho e 10 joão-bobos. A lei federal permite 20 instrumentos dos dois tipos.

Além do uso de petrechos, outro ponto polêmico é a possibilidade de concessão de carteiras de pescador para profissionais que tenham a pesca como sua “atividade principal” e não como “atividade exclusiva” como queriam alguns deputados. Na avaliação deles, o texto abre brecha para uma concessão indiscriminada de carteiras.

Argumento contestado pelo presidente da Federação de Pesca do Estado, Armindo Batista. “Não basta dizer que é pescador para conseguir a carteira. É preciso conseguir atestados do Ministério do Trabalho, da Previdência e até da prefeitura. Você precisa provar que não tem outra renda”, diz.

Ele defende que os pescadores profissionais tenham o direito de exercer uma atividade paralela quando for necessário complementar a renda. “Além do mais se a exigência de exclusividade valer para nós tinha que valer também para os deputados. Alguns parlamentares têm programas de TV. Por que eles podem tudo e os pescadores nada?”, questiona.

Duarte diz que moverá ação judicial contra a proposta assim que ela estiver sancionada. Ele se baseará na Constituição Federal. “Pela Constituição, quando há conflito entre interesses comerciais e ambientais, devem prevalecer os ambientais. É isso que eu vou alegar”, afirma.

Já Paulo Corrêa promete questionar na Justiça a votação das emendas de sua autoria — que colocavam fim à pesca profissional no prazo de um ano — na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). “Eles rejeitaram as minhas emendas alegando que o mérito contrariava o projeto.Está errado. A CCJR tem que analisar tão somente a constitucionalidade”, argumenta.

Saiba mais em notícias relacionadas, logo abaixo

(Matéria ampliada às 14 horas para acréscimo de informações)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
campo grande UPA

Foragido da polícia, homem tenta se passar pelo irmão e acaba preso na UPA Coronel Antonino

Prefeitura de Sidrolândia abriu credenciamento de empresas para ações em áreas públicas. (Jornal Midiamax, Arquivo)

Sidrolândia gastará R$ 2,7 milhões com reparos e manutenção de áreas públicas

vacinação

Fim de semana de vacinação contra gripe passa de 5,7 mil doses aplicadas

Homem morre após ser arremessado para fora do veículo em acidente na BR-463

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

IBGE lança mapa-múndi invertido, com o Sul no topo

Últimas Notícias

Mundo

Pressionado por Trump, presidente da Ucrânia aceita reunião com líderes russos

Negociação para por fim à guerra pode acontecer três anos após último encontro

Esportes

Cruzeiro vence Sport por 4 a 0 em plena Ilha do Retiro em Recife

Com a derrota em casa, o 'Leão' fica na lanterna do Brasileirão

Mundo

Trump pretende aceitar Boeing de luxo do Catar como nova aeronave presidencial, diz imprensa

O Boeing 747-800 é estimado em 400 milhões de dólares (2,26 bilhões de reais)

Emprego e Concurso

De analista de marketing a fisioterapeuta, Funtrab oferta mais de 3 mil vagas de trabalho em MS

Os interessados devem comparecer até a Fundação com RG, CPF e Carteira de Trabalho